Passar para o Conteúdo Principal

APP Ecotur

imagem

“ECOTUR” é a aplicação móvel lançada pela UNIMINHO no âmbito do projeto UNIMINHO|ECOTUR, co-financiado pelo POCTEP.

A APP foi criada com a intenção de promover o território do Vale do Minho transfronteiriço como destino turístico de excelência, convidando os visitantes a descobrir pontos de interesse e paisagens, à medida que vão desbravando os vários trilhos pedestres dos cinco concelhos.

As margens do Rio Minho oferecem um conjunto de temas e atividades transversais para um visitante curioso, com respeito pela Natureza, tradições e história. Consciente da importância de estar em sintonia com as novas tendências e os novos perfis do turista que procura informação precisa e imediata para a sua viagem, a UNIMINHO disponibiliza uma ferramenta que, à distância de um click, permite um acesso facilitado aos trilhos existentes entre fronteiras dos cinco concelhos da região.

Disponível para IOS e Android, com tradução em português, galego e inglês, o objetivo da APP ECOTUR é potencializar um guia que proporcione ao visitante uma aventura inesquecível fomentando que, em cada recanto, em cada época do ano, este território oferece um diferente panorama de experiências que nunca se repetem em áreas como a gastronomia, paisagem, festividades, entre outras.

Fornecendo mapas e informações sobre os diversos pontos de interesse e pontos de informação distribuídos, esta aplicação tem ainda uma funcionalidade que permite ao utilizador salvar todos ou os melhores momentos durante a sua experiência. Sempre que o utilizador desejar, simplesmente clica no primeiro botão e automaticamente é criada uma pasta no seu telemóvel com o nome MYECOTUR e a respetiva data e, a partir daqui, poderá gerir e organizar os registos dos percursos realizados.

Caminha-A Guarda-O Rosal, Melgaço-Arbo-As Neves, Melgaço-Crecente- A Cañiza, Monção-Salvaterra do Miño, Paredes de Coura-Valença-Tui- Salceda de Caselas e Vila Nova de Cerveira-Tomiño. São seis os trilhos pedestres transfronteiriços disponíveis na APP e com indicação do nível de dificuldade, da duração ou da distância em quilómetros de descoberta e aventura em territórios que comungam o rio Minho.

O sucesso das Caminhadas Transfronteiriças e das Experiências Ecotur em 2015, e a sua continuidade no presente ano, afirmam a importância do conceito de caminhar entre as fronteiras, de forma a promover e divulgar a riqueza do património material e imaterial da região do Vale do Minho transfronteiriço que se cruza com a história de dois países, transformando-os num único destino.

O projeto UNIMINHO|ECOTUR, co-financiado pelo POCTEP, visa valorizar os corredores verdes ecológicos transfronteiriços, sensibilizando as populações para o Vale do Minho Transfronteiriço como um ‘Destino Ecoturístico de Excelência’.

A APP ECOTUR é gratuita e já se encontra disponível para download em:

APP Store

Google Play