Passar para o Conteúdo Principal

Serviço Teleassistência

  • Fotografia do telemovel Telealarme
  • Kit do Telealarme

O serviço de Teleassistência é um projeto de proximidade que visa oferecer uma resposta mais adequada às necessidades dos idosos que vivem em situação de isolamento geográfico e/ou social, promovendo a continuidade da inclusão da pessoa idosa no seu meio habitual de vida.

Este serviço surge com o objetivo de proporcionar ao idoso condições de apoio e acesso a benefícios, essencialmente em situação de isolamento e insuficiência de rede de suporte familiar. Deste modo, considerando a diminuição de redes de solidariedade familiar e a escassez de respostas sociais aos cidadãos mais dependentes como uma realidade atual e preocupante, verifica-se a necessidade da autarquia, em parceria com instituições criar um conjunto de medidas, devidamente regulamentadas, no âmbito do serviço de Teleassistência.

Neste sentido, este serviço permite ao utente, em situação de emergência de saúde, segurança, ou simples solidão, contactar de imediato uma central de atendimento (através de um botão de emergência, aliado a um telefone de alta voz que ativa os mecanismos necessários para resolver o problema apresentado.

O presente Regulamento garante condições de apoio e acesso a benefícios aos munícipes, essencialmente em situação de isolamento e insuficiência de rede de suporte familiar.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprova o presente projeto de regulamento ao abrigo do dispositivo no artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa (poder regulamentar) e do artigo 53.º, n.º 2, al. A) e 64.º, n.º 4, al. C) ambos da lei n.º 169/99, de 18 de setembro, com a redação da Lei n.º 5- A/2002, de 11 de janeiro.

Regulamento Serviço Teleassistência

Edital Diário da República - Regulamento do Serviço de Teleassistência

Requerimento do Serviço de Teleassistência

Contrato Serviço de Teleassistência