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Serviço Telealarme

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O serviço de Tele–Alarme é um projeto de proximidade que visa oferecer uma resposta mais adequada às necessidades dos idosos que vivem em situação de isolamento geográfico e/ou social, promovendo a continuidade da inclusão da pessoa idosa no seu meio habitual de vida.

O Tele–Alarme é uma resposta social complementar que, a partir de um sistema de telecomunicações, permite, acionando um botão de alarme, contactar com rapidez uma equipa de enfermagem da empresa responsável pelo equipamento. Em caso de necessidade, a equipa de enfermagem contactará as pessoas de referência ou os serviços competentes, dependendo da emergência.

A implementação do serviço de Tele-Alarme iniciou no Município de Vila Nova de Cerveira em finais do ano de 2010, com a atribuição simbólica de 10 equipamentos, concedidos, a título de empréstimo e gratuito, pela Câmara Municipal em parceira com a empresa T-CARE. Em 2011, este programa foi alargado até abranger 50 beneficiários e em 2012, os 60 utilizadores.

Em 2016, a Câmara Municipal renovou contrato com a empresa T-Care, aderindo aos novos equipamentos (telemóveis adaptados) que irão substituir as pulseiras existentes.

A atribuição do equipamento pelo Município é realizada mediante o preenchimento dos requisitos definidos: isolamento geográfico e / ou social, carência económica (rendimento per capita inferior ao salário mínimo nacional) e problemas de saúde. São tidos em consideração todos os portadores do Cartão Municipal “Idade +”, desde que estejam em situação de isolamento geográfico ou social.

Os interessados deverão dirigir-se aos Serviços Municipais de Intervenção Social para requerer o serviço e proceder a entrega dos comprovativos solicitados.