Passar para o Conteúdo Principal

Ecopista do Rio Minho

A Ecopista – Caminho do Rio é uma vivência de contrastes da paisagem que nos mostra uma realidade diversa e nos conduz pela memória dos tempos à relação do Homem com o rio Minho.

Ao longo de uma extensão de 13 kms na margem ribeirinha do concelho de Vila Nova de Cerveira, esta é uma infraestrutura que combina desporto e lazer associados a uma ambiente natural, potenciando estilos de vida saudáveis, com consequente melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população, ao mesmo tempo que reduz o estilo de vida sedentário e promove e dinamiza as atividades relacionadas com o ecoturismo.

A 1ª fase, da Praia da Lenta ao Parque de Lazer do Castelinho, proporciona uma paisagem mais humanizada, onde dominam as evidências da necessidade do Homem em estabelecer uma relação estreita com o rio, outrora por razões de subsistência e de defesa do território e em tempos mais recentes pela necessidade de contemplação de paisagens idílicas e de comunicação entre povos. São exemplos disto a praia fluvial, a Ponte da Amizade, a área urbana de Vila Nova de Cerveira e o Parque de Lazer do Castelinho. Na proximidade deste parque é possível tomar contacto com uma das atividades ancestrais no rio Minho – a pesca, observando-se um conjunto de embarcações, algumas tradicionais, que são o último retrato de uma prática que até meados do século XX se desenvolvia ao longo deste percurso marginal, com os portos de pesca da Lenta, Linhares (a jusante da ponte), do Choqueiro (VN Cerveira) e da Mota, a fazerem, atualmente, apenas parte de um património passado da cultura local.

Ao longo deste percurso somos envolvidos numa paisagem mista entre uma área terrestre, cujo legado resulta da atividade agrícola, e uma área fluvial onde domina a vegetação ao longo das margens em que predominam o salgueiro e o amieiro, assim como elementos paisagísticos comuns em todo o estuário do rio Minho, como são as ilhas da Boega e dos Amores.

A 2.ª Fase da Ecovia “Caminho do Rio” tem uma extensão aproximada de 6,5 km e aproveita na maior parte do percurso trilhos ou caminhos de servidão já existentes. À semelhança do trajeto da 1.ª Fase adotou-se uma uniformidade de soluções técnicas e funcionais, pretendendo-se a criação de um percurso harmonizado com a paisagem envolvente, sem recorrer a alterações na topografia do terreno nem a alteração/destruição dos alinhamentos vegetais existentes.

Estas condições naturais permitem a presença de várias espécies de aves como o pato-real, a garça, o corvo-marinho e o guarda-rios, de mamíferos como a lontra e a marta, de anfíbios como a rã-verde, o tritão e a salamandra e de peixes como a boga, o escalo e a truta. É pela sua importância e diversidade natural que o Caminho do Rio está integrado na Rede Natura 2000 e na Zona de proteção para as Aves Aquáticas do estuário do rio Minho.

Objetivos da Ecopista:

  • Fomentar o programa Cerveira Saudável para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população;
  • Potenciar estilos de vida saudáveis, contribuindo para a prática regular de atividade física em espaços naturais, difundindo um maior contato com a natureza e aumentando a consciencialização ambiental;
  • Reduzir o estilo de vida sedentário, enquanto fator de risco potenciador de problemas cardiovasculares, de hipertensão arterial e controle dos níveis de colesterol e da diabetes;
  • Promover e dinamizar atividades relacionadas com o ecoturismo, tais como pedestrianismo, birdwatching, educação ambiental, entre outros.

Mexa-se … pela sua saúde!