Passar para o Conteúdo Principal

Unidade Móvel de Saúde

A Unidade Móvel de Saúde de Vila Nova de Cerveira iniciou a 16 de Junho de 2008 o seu funcionamento regular, garantindo assim um serviço de proximidade que o Município de Vila Nova de Cerveira e o Centro de Saúde protocolaram em benefício da população do Concelho e da sua qualidade de vida.


Especialmente vocacionada para a prevenção, a vigilância de saúde, prestação de cuidados à população, nomeadamente mais idosa e com dificuldades de acesso ao centro de saúde a Unidade móvel de saúde tem o seu funcionamento assegurado pelo Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira no que respeita a material cirúrgico e consumo clínico bem como a equipa de saúde, competindo ao Município a disponibilização da viatura, sua manutenção e Motorista.


A Unidade móvel deslocar-se-á a todas as freguesias do Concelho para o atendimento aos idosos, com o objetivo de prestar cuidados continuados de saúde.
Deslocar-se-á semanalmente, e em dias fixos da semana, às freguesias do interior e com maior número de idosos, e quinzenalmente às freguesias mais próximas do Centro de Saúde. (Consultar Mapa Itinerário Mensal)

Área de intervenção

Intervenções da Equipa

Avaliação da situação de saúde e social do idoso

Aplicar Método de Avaliação Biopsicossocial da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Gestão do regime terapêutico

Verificar cumprimento; Renovação de receituário.

Imunização

Administrar vacina sazonal contra a Gripe; Atualizar esquema vacinal contra o Tétano.

Apoio Social

Identificar e avaliar necessidades; Providenciar ajudas técnicas e respostas sociais.

(In)formação

Identificar necessidade de (in)formação aos idosos e cuidadores.


As restantes situações que não se enquadrem nos objetivos deste tipo de intervenção serão devidamente orientadas pelo enfermeiro para os cuidados prestados no Centro de Saúde para a equipa de saúde (médico e enfermeiro de família).

Mapa do 1º Trimestre 2015

Mapa do 2º Trimestre 2015

Mapa do 4º Trimestre 2015