Passar para o Conteúdo Principal

Apoio à Vítima

imagem

No nosso país o combate à violência doméstica tem vindo a assumir-se como um dos objetivos nucleares para que se alcance uma sociedade mais justa e igualitária. Com efeito, essa preocupação determinou a implementação de uma política concertada e estruturada, com o objetivo de proteger as vítimas, condenar os agressores, conhecer e prevenir o fenómeno, qualificar os profissionais e dotar o país de estruturas de apoio e atendimento.

No concelho de Vila Nova de Cerveira foi assinado um protocolo de parceria com o Gabinete de Atendimento à Família, no âmbito do Projeto ProEqu@l para formar os profissionais que diretamente intervém junto desta população alvo, no sentido de melhorar o apoio prestado às mesmas e criar uma rede local de intervenção mais eficaz e articulada.

Uma vez que as autarquias têm um papel fundamental nas políticas sociais, nos Serviços Municipais de Intervenção Social, foi, ainda, criado um Gabinete de Apoio à Vítima como forma de proporcionar um espaço mais reservado, calmo e securizante e onde os munícipes se podem dirigir para obter todas as informações necessárias no âmbito da violência doméstica, nomeadamente estruturas de apoio, legislação, apoio socioeconómico. Este atendimento permite, ainda, realizar todo um trabalho de primeira linha com as vítimas especialmente na intervenção em crise, bem como, o encaminhamento para estruturas especializadas.

Contactos

Serviços Municipais de Intervenção Social

Rua das Cortes, n.º 186

4920-267 Vila Nova de Cerveira

Tel: (+351) 251 708 071