Passar para o Conteúdo Principal

Mensagem do Presidente

 

imagem
Caros e caras Cerveirenses e visitantes,
 
As pessoas estão no centro das prioridades, por isso a nossa gestão está centrada nas pessoas e a adoção de uma política de baixa fiscalidade foi uma opção imediata, de forma a incentivar uma maior equidade social e justiça fiscal.
 
Ao longo do mandato 2013/2017 empreendemos várias ações de grande, média e pequena dimensão, e todas com um denominador comum: melhorar a qualidade de vida dos cerveirenses. 
 
Mas, um autarca nunca se pode dar por satisfeito com a obra feita ou em curso, por isso temos diretrizes muito claras e concretas para continuar a criar dinâmicas constantes em prol da afirmação nacional e internacional de Vila Nova de Cerveira.
 
  • Entre os vários projetos ambiciosos e de desenvolvimento sustentável previstos para este novo mandato encontra-se o Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza, com cerca de 20ha, através de uma ponte pedonal/ciclável sobre o rio Minho, no âmbito da cooperação transfronteiriça Cerveira-Tomiño; o polígono industrial de Cerveira e Valença ao longo de 314 ha junto à EN 13; a 3ª fase da Ecovia; a requalificação da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira; o ‘Mobilidade Urbana Sustentável’.
  • Precisamos ainda de trabalhar no alargamento da oferta hoteleira através da captação de potenciais investidores privados, por um lado; e fomentar a oferta habitacional no concelho, com maior incidência junto dos polos industrias de Cerveira, por outro lado. Continuar a investir na rede de água e saneamento; reforçar a requalificação das principais vias de rede viária municipal; promover o alargamento da Tecnologia LED na iluminação pública de todas as freguesias, de modo a, sem aumento de custos para a autarquia, manter a IP ligada toda a noite.
  • A aposta no turismo sustentável, e o de natureza em particular, é igualmente uma prioridade, possibilitando experiências nos rios Coura e Minho, e freguesias envolventes; assim como consolidar a marca ‘Cerveira, Vila das Artes’.
  • Ao nível de apoios diretos aos cerveirenses, prevêem-se alterações aos regulamentos municipais de taxas e tarifas, de forma a introduzir uma maior atenção e equidade social para famílias numerosas e famílias mais desprotegidas, bem como a criação do Espaço do Cidadão e de serviços de apoio descentralizados.
  • Continuamos empenhados em que a administração central permita resolver definitivamente a utilização do Castelo de Cerveira, através do programa Revive ou de outra iniciativa que sirva os vários interesses em equação.
  • Queremos continuar a criar condições para que novos projetos possam ser definidos, de forma a fortalecer o futuro de Cerveira através de dinâmicas de afirmação nacional e internacional.

Contem com a minha dedicação e disponibilidade,

O Presidente da Câmara Municipal

Fernando Nogueira

 

presidencia@cm-vncerveira.pt

Nota Biográfica