Passar para o Conteúdo Principal

Mensagem do Presidente

Rui Teixeira, Presidente da CM Vila Nova de CerveiraCaros cerveirenses,

2022 será um ano desafiante, principalmente porque ainda vivemos com a ameaça de uma pandemia que tarda a terminar. Mas, não podemos ficar reféns deste problema de saúde pública, teremos de agir e planear as ações materiais e imateriais ainda com mais racionalidade de forma a minorar os seus efeitos na nossa já débil economia.

Estamos neste desafio por amor a Cerveira, conscientes da cada vez maior exigência do serviço público e com a energia para dar um novo impulso à nossa terra, projetando um futuro com mais vigor, repondo o dinamismo e a ambição perdidos, onde todos os sonhos se tornem realidade. Vamos honrar o passado, mas estamos já a construir um futuro comum no qual todos são necessários, todos trabalham em conjunto. Cuidaremos da nossa identidade, das nossas raízes: o cimento que nos mantém unidos.

A nossa missão é ganhar o futuro. É imprescindível pensar em todas as políticas colocando o combate ao despovoamento no centro das nossas preocupações e ir gradualmente eliminando os obstáculos à fixação da população. Transportes, habitação, comércio, educação, desporto, cultura e saúde serão alvo da nossa melhor atenção e preocupação. As freguesias vão ter uma linha permanente de colaboração com o executivo municipal, sendo que a sua autonomia vai ser reforçada. Mas Cerveira não vive numa realidade isolada e, por isso, as nossas relações com os nossos irmãos galegos serão continuadas e cada vez mais aprofundadas.

Queremos que a Câmara Municipal seja um verdadeiro acelerador de investimento fomentando o desenvolvimento de empresas num ambiente de transição digital o que significará mais emprego qualificado.

 

Somos filhos da nossa história, mas não somos dela reféns. Sabemos lutar, foi essa a nossa vida desde a fundação.

Cerveira teve um importante papel na construção de pontes, na diplomacia. Os cerveirenses são embaixadores permanentes de Portugal um pouco por todo o mundo e essa diversidade faz parte da nossa alma.

Cerveira também tem de saber cuidar dos que estão distantes. Todos são necessários ao futuro para continuar a nossa história comum. Vistos do espaço somos um pequeno ponto, um minúsculo ponto num grande mapa, mas é esse pequeno ponto que marca a diferença.

Por isso, estamos a fazer uma nova geminação, uma das mais necessárias e importantes: a geminação entre a Câmara Municipal e todos os cerveirenses, sem exceção.

Uma palavra, também, para todos os que nos visitam. Queremos que queiram cá voltar. Que se sintam em casa e acolhidos com a hospitalidade que tanto nos carateriza. Na Vila das Artes é possível desfrutar de uma simbiose perfeita de natureza conjugada com história, arte, cultura e gastronomia, conferindo a este território condições ideais para se posicionar como ponto estratégico de Turismo Cultural e de Natureza.

Tenho saudades do futuro e é agora que começamos a construir esse futuro. A história faz-se com pontes, com união e sem muros. Gastamos demasiada energia a construir muros que nos separam para de seguida gastarmos ainda mais recursos a demolir.

A participação democrática não faz pausas, nem intervalos. No poder, na oposição, nas assembleias de freguesia, na assembleia municipal, na câmara municipal e nas associações, a cidadania faz-se em todas essas dimensões.

Só com o envolvimento de todos podemos construir uma sociedade plural e humanista que sirva a todos por igual. Todos somos importantes para a construção do nosso concelho.

Por isso, conto com todos para a construção de uma Cerveira Viva!

Rui Teixeira
Presidente da Câmara Municipal