Passar para o Conteúdo Principal

Mensagem do Presidente

Acreditamos que a valorização de um território tem de estar alicerçada nas pessoas e, partindo da premissa de que a atividade política só faz sentido como projeto coletivo ao serviço do bem comum, a atuação do Município de Vila Nova de Cerveira tem primado por uma política de humanismo assente nos conceitos de proximidade, solidariedade, transparência e atratividade.

Existe um manifesto compromisso em torno do desenvolvimento sustentável do concelho ajustado num programa de ação diversificado e direcionado para a concretização de projetos reais e necessários à população e assumidos pelos diversos agentes. Com base nos recursos locais, e em estreita articulação com a estratégia regional e nacional, trabalhamos para posicionar o Município de Vila Nova de Cerveira na trajetória do progresso sustentável ao nível das atividades económicas, do turismo, da cultura e das artes e da cooperação transfronteiriça. Mas em todas estas vertentes temos um denominador comum: melhorar a qualidade de vida dos cerveirenses.

Há um conjunto de grandes obras executadas, como a requalificação profunda da Piscina Municipal; a colocação de relvado sintético no Estádio Municipal Rafael Pedreira; a beneficiação do Estádio 1º de Janeiro; a 2ª fase da Ecopista do Rio Minho com ligação ao concelho de Valença; a melhoria do abastecimento de água em várias freguesias; requalificação e manutenção das redes viárias e acessibilidades de proximidade nas várias freguesias. Mas também existem muitas e pequenas ações de grande impacto no dia a dia dos cerveirenses: a adoção de uma política de baixa fiscalidade; a constituição de parcerias estratégicas para a dinamização empresarial do concelho; a gratuitidade dos transportes escolares até ao 12º ano de escolaridade; a conservação de património municipal e associativo de interesse público; o incentivo a um maior envolvimento comunitário em eventos culturais; a elaboração da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño; o Orçamento Participativo 2015 e 2016, e a primeira edição do Orçamento Participativo Transfronteiriço; a implementação de um regulamento inovador que visa a esterilização gratuita de animais de companhia, de forma a minimizar os efeitos do abandono.

Graças ao conceito de preservação ambiental, paisagística e arquitetónica, que o executivo tem vindo a implementar no concelho, recebemos os visitantes com uma programação cultural de excelência, com estacionamentos organizados, ruas limpas, jardins merecedores de rasgados elogios, um ambiente acolhedor e infraestruturas devidamente equipadas e preservadas.

Tudo isto faz com que Vila Nova de Cerveira tenha vindo a ocupar lugares de destaque nos vários ratings concelhios, desenvolvidos por diversas entidades externas. A destacar, o 4º lugar no ranking nacional do Índice de Transparência Municipal, o 3º lugar a nível distrital com melhor desempenho financeiro avaliado pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, e a 2º posição nacional (municípios de pequena dimensão) com desempenho municipal exemplar e 94º lugar no ranking nacional (308 municípios) pela Consultora 20/20.

Temos de continuar a criar dinâmicas constantes em prol da afirmação nacional e internacional, pois Vila Nova de Cerveira é um concelho voltado para o futuro que, ao mesmo tempo, mantém bem vivas as suas tradições. Trabalhamos com e para os cerveirenses.

O Presidente da Câmara Municipal

Fernando Nogueira

 

presidencia@cm-vncerveira.pt

Nota Biográfica