Passar para o Conteúdo Principal

Refeitórios Escolares

A qualidade e a quantidade de géneros alimentícios, sólidos ou líquidos, ingeridos em meio escolar têm um impacto enorme na saúde e bem-estar das crianças e jovens. Efetivamente, é na escola que eles passam um elevado número de horas, sendo portanto aí que ingerem uma parte substancial de alimentos.

Apostando na Educação enquanto arma do futuro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acaba de introduzir nos três centros escolares do concelho um novo modelo de gestão e fornecimento das refeições escolares para o ano letivo 2015/2016. Em prol de uma alimentação mais saudável e de qualidade, a gestão dos refeitórios escolares é responsabilidade exclusiva da autarquia, sendo as ementas elaboradas pela Dr.ª Mariana Oliveira, nutricionista no Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira comparticipa as refeições escolares a alunos inseridos em agregados familiares económica e socialmente desfavorecidos. Nesse sentido, a comparticipação é definida de acordo com as normas definidas no Despacho Educação ASE 2015-2016.

 O custo diário da refeição:

  • isenção a alunos posicionados no escalão 1;
  • 0,73 €  a alunos posicionados no escalão 2;
  • 1.46 € aos restantes alunos.

Receber e pagar as faturas relacionadas com as refeições escolares dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino de Vila Nova de Cerveira é um processo simples, cómodo e eficiente. A fatura eletrónica e a opção pelo sistema de débito direto são dois elementos simplificadores que a Câmara Municipal introduziu no início de 2016, consolidando o seu papel de parceiro ativo no desenvolvimento de uma política educativa concelhia de proximidade.

A adesão a estes dois novos serviços é gratuita, sendo necessário formalizar o pedido através de correio eletrónico (educacao@cm-vncerveira.pt), ou entregar os dados necessários no Gabinete de Educação, nos Serviços Municipais de Intervenção Social, na Rua das Cortes.

Para além da afixação em locais acessíveis aos Encarregados de Educação em cada estabelecimento de ensino, a Autarquia, com recurso às novas tecnologias passou a disponibilizar as ementas mensais on –line, dando assim um passo importante junto da comunidade educativa. O objetivo é que pais e encarregados de educação através de um simples clique possam, de uma forma rápida e cómoda, aceder facilmente às ementas servidas aos seus filhos e/ou educandos nos refeitórios escolares.