Passar para o Conteúdo Principal

Programa "Preparar o Futuro"

imagem

Com o intuito de contribuir para a formação humana e profissional dos jovens, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira pretende criar e implementar um programa de ocupação municipal temporária de jovem designado como: Programa de Ocupação Jovem “Preparar o Futuro”.

O presente programa é resultado da preocupação da Câmara Municipal em adotar estratégias para a ocupação dos tempos livres dos jovens, possibilitando a promoção e aquisição de compor-tamentos cívicos, assim como procurar o desenvolvimento de competências pessoais através de ações concretas e mobilizadoras para uma vida mais responsável e ativa.

Procura-se proporcionar aos jovens a oportunidade de beneficiar de um primeiro contacto com algumas atividades profis-sionais para que, numa perspetiva ocupacional mas integrados em ambiente real de trabalho, pos-sam ocupar os seus tempos livres de forma a contribuir para a sua formação e desenvolvimento pessoal/social.

Pretende-se desta forma, acolher e integrar jovens durante um período correspondente às férias de Verão, colocando à disposição dos destinatários um conjunto de medidas de forma a beneficiar a sua integração profissional futura, permitindo uma melhor preparação para o mercado de traba-lho, através da aquisição de novos conhecimentos que visem fundamentalmente o desenvolvimento de competências, promovendo também aptidões pessoais ao nível do saber-estar, saber-ser e saber-fazer.

A candidatura ao programa obedece a alguns requisitos, entre eles ter 17 anos à data de inscrição e não ultrapassar os 30 anos de idade; ser natural/residente no concelho de Vila nova de Cerveira; ter a habilitação mínima do 12º ano de escolaridade ou a equivalência de um curso profissional; nunca ter efetuado um contrato de trabalho, prestação de serviços ou estágio profissional; bem como a aceitação do candidato para horário de 35 horas semanais conforme o projeto. O processo de seleção será efetuado em duas fases através de avaliação curricular e de entrevista presencial. Após aprovação, a autarquia atribui a cada jovem uma verba mensal para despesas de alimentação e transporte. No final, aos jovens participantes será atribuído um Certificado de Participação emitido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Normas de Participação

Ficha de Candidatura