Passar para o Conteúdo Principal

Autores modernos e clássicos portugueses nos ETC… Encontros de Teatro de Cerveira ‘18

Banner etc 2018 1 980 2500
02 Março 2018

Três sábados, três espetáculos diferentes, três serões que perspetivam lotação esgotada no Cineteatro de Cerveira. Em março, o teatro é a arte performativa de eleição na ‘Vila das Artes’, e este ano não é exceção. Está a chegar a 7ª edição dos ‘ETC… Encontros de Teatro de Cerveira’ com peças das Comédias do Minho, Camilo Castelo Branco e Gil Vicente. Agende os dias 10, 17 e 24 para o humor e boa disposição!

Da tragicomédia à comédia, terminando na farsa. Com a presença de três companhias de teatro do Norte do país, a edição 2018 dos ETC… Encontros de Teatro de Cerveira prima pela provocação de emoções que só o teatro consegue suscitar junto do público.

“O Princípio da Incerteza” é o primeiro espetáculo agendado para o dia 10 de março. Aqui, os atores criadores das Comédias do Minho partem para esta viagem incerta com todas as suas frustrações e inseguranças, tão típicas dos chamados "artistas". São 70 minutos de interação entre atores e público em torno de uma peça tragicomédia.

Para o sábado 17 de março, a proposta é da Companhia de Teatro de Braga que nos apresenta “Justiça”. Trata-se de 90 minutos de comédia baseada num clássico português, de Camilo Castelo Branco, num olhar peculiar sobre a sociedade e os costumes. De um lado a utopia de uma sociedade que deveria nobiliar-se pela honra e pelo trabalho, a apologia do self-made man que, saído da pobreza, conquistará o seu espaço com probidade. Na trincheira oposta, os homens de mármore, corações empedernidos, adoradores do bezerro de ouro numa sociedade em que o homem era o lobo do homem.

Os ETC… Encontros de Teatro ’18 terminam a 24 de março, com o “Auto da Índia” de Gil Vicente, interpretado pela Krisálida Associação Cultural. Ao longo de 45 minutos, o público assistirá a esta famosa farsa que retrata o quotidiano quinhentista de uma mulher, entre tantas outras, durante o apogeu dos Descobrimentos, que vendo o seu marido partir na Armada de Tristão da Cunha, em busca de fortuna e glória, optou por desafiar as suas obrigações morais de mulher casada e ser feliz à sua maneira, durante a ausência do seu marido.

Com realização há sete anos consecutivos, este ciclo de espetáculos de teatro, que procura celebrar o Dia Mundial do Teatro assinalado a 27 de março, tem contribuído para a descentralização cultural do Município, bem como para a dinamização da prática de hábitos culturais junto da comunidade.

De entrada livre, os ETC decorrem no palco do Cineteatro de Cerveira, com início às 21h30. As peças apresentadas são para maiores de 12 anos.