Passar para o Conteúdo Principal

Convento de S. Paio

O Convento San Payo, fundado nos fins do séc. XIV por religiosos provenientes da Galiza, pertencentes à Congregação dos Frades Menores de S. Francisco, foi o quarto Convento Franciscano a ser construído em Portugal. As asperezas do isolamento, os sucessivos saques e imposições políticas ao longo dos séculos, contribuíram para que o convento progressivamente caísse em ruínas e finalmente abandonado em meados do século XIX. Até que um dia o Escultor José Rodrigues o (re)encontra …

Pelo cuidadoso restauro de que foi objecto, o Convento constitui um museu em si, por conservar e patentear um espécimen raro de arquitectura conventual e de franciscanismo observante. Habitado por uma das mais notáveis referências da arte portuguesa contemporânea, tornou-se uma espécie de museu - atelier. A colecção de esculturas, desenhos e pinturas, de propriedade do autor que o integra, num acervo de algumas centenas de peças, permite ao visitante conhecer melhor a obra de José Rodrigues.

O Convento San Payo promove visitas e oficinas de sensibilização à Arte e Natureza, que têm como ponto de partida as colecções e obras do Escultor José Rodrigues.

Visitas Guiadas*

Museus, Jardins, Mata

Oficinas*

mala do museu | gestos do escultor | expressões | eco-estojo

* marcação prévia

Consulte o Flyer_Convento_San_Payo

Horários

Janeiro a Maio e de Outubro a Dezembro

Terça a Domingo e Feriados | 14h00-18h00

Junho, Julho, Agosto, Setembro

Terça a Domingo e Feriados | 10h00 – 13h00 / 14h00 – 18h00

Contactos

Associação Cultural Convento San Payo

Telefone: 251 796 008

Web www.conventosanpayo.com

Email conventosanpayo@gmail.com