Passar para o Conteúdo Principal

Já arrancou o estudo científico do projeto ‘In Common Sports’

2018/03/14

Cerca de uma centena de cerveirenses e tominenses com idade igual ou superior a 60 anos foi alvo, ao longo das últimas semanas, de uma avaliação técnica ao nível da capacidade funcional e cognitiva, no âmbito do estudo científico enquadrado no projeto internacional ‘In Common Sports’. Deste grupo, 35 já participaram, esta terça-feira, no primeiro treino de preparação promovido pelo Município de Vila Nova de Cerveira com vista às olimpíadas de setembro.

Com o objetivo de avaliar o impacto das Olimpíadas Intergeracionais na performance física e cognitiva dos atletas seniores, o Município cerveirense arrancou com mais uma fase do projeto internacional, direcionada para a avaliação dos participantes e os respetivos treinos.

Este processo, que decorreu ao longo das últimas semanas, foi conduzido por técnicos do Município de Vila Nova de Cerveira com o apoio de voluntários, e sob a supervisão da equipa de investigadores da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC. A adesão de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos foi bastante significativa, tendo sido registadas 90 avaliações. Contudo, e apesar de iniciado, se ainda houver interessados em participar apenas terá de efetuar inscrição junto dos Serviços Municipais de Intervenção Social da autarquia cerveirense.

Com base na competição “Olimpíadas Intergeracionais”, como motivação para a prática da atividade física, serão dinamizadas duas sessões de treino semanais em diferentes equipamentos desportivos do concelho, de forma a melhorar o nível físico e cognitivo dos atletas, potenciando a interação dinâmica entre os múltiplos fatores que afetam a vida da população idosa.

No total, o consórcio de parceiros do projeto, que agrega o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal), a Associação Zoldpont (Hungria) e os Municípios de Cesena (Itália), de Trikala (Grécia) e de Aksakovo (Bulgária), pretende envolver neste estudo cerca de 350 participantes, considerando, naturalmente, determinantes específicos de cada país.

Sob liderança do Município de Vila Nova de Cerveira, o projeto ‘In Common Sports – Intergenerational Competition as Motivation for Sport and Healthy Lifestyle of Senior Citizens’ decorre entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020, sendo financiado em mais de 300 mil euros pelo Programa Erasmus+ Sport, enquadrado na medida Collaborative partnerships – Group of priorities 1 (HEPA & European Week of Sport).