'Aulas práticas' sobre reflorestação prolongam-se até ao final do ano letivo

2018/03/23

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Município de Vila Nova de Cerveira convidou as cerca de 400 crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do concelho para uma aula fora de portas em torno da reflorestação florestal. Além da plantação de 3000 espécies autóctones, os pequenos participantes colocaram, no primeiro dia, algumas questões sobre a floresta do concelho ao Presidente da Câmara Municipal e à Vereadora da Educação.

“Há aqui um buraco, preciso de uma árvore”. Tudo era novidade, o espaço, as pessoas e a própria atividade, mas o entusiasmo era o habitual de uma criança. Com o apoio da Proteção Civil Municipal e dos Sapadores Florestais, as crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do Centro Escolar de Covas - Agrupamento de Escolas do concelho foram as primeiras a participar nesta iniciativa que se prolonga até ao 3º período (já que depende das condições climatéricas).

A pretensão é que as crianças não só aprendam a plantar uma árvore, mas efetivamente o façam. E assim foi na quarta-feira: à medida que mãos e pés empurravam a terra para tapar e segurar a planta, os presentes trocavam alguns conselhos de como atos simples e responsáveis contribuem para a preservação da floresta.

No final da atividade, serão plantadas cerca de 3000 árvores de espécies autóctones menos inflamáveis - pinheiro, carvalho americano, carvalho escarlate, amieiro, plátano bastardo e camaciparis -, numa zona previamente identificada na União de Freguesias de Candemil e Gondar, criando uma zona de ancoragem (tampão) contra os incêndios florestais.

A acompanhar a atividade neste primeiro dia, o autarca cerveirense explicou que esta ação de sensibilização visa incutir a aprendizagem de conceitos de âmbito florestal e o papel de cada um, procurando que a mensagem possa também ser transmitida aos encarregados de educação. No final, Fernando Nogueira lançou o desafio: “Para o ano têm de pedir aos pais para visitarem este local e verem o desenvolvimento deste vosso maravilhoso trabalho”. A resposta não poderia ser melhor: “Siiiiiim”!