Cerveira foi capital da leitura do Alto Minho

2018/05/18

Foi a celebração da arte de ler e de ler com arte! O Cineteatro de Cerveira recebeu, esta quinta-feira, a Fase Intermunicipal do 12.º Concurso Nacional de Leitura, que contou com a participação de alunos de todos os níveis de ensino dos 10 concelhos do distrito. Os participantes demonstraram as suas competências e conhecimentos e os professores manifestaram-se orgulhosos pela prestação. Desafio final agendado para Pombal, a 10 de junho.

Promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com a RTP, esta fase intermunicipal do concurso teve Vila Nova de Cerveira como município anfitrião. Realizaram-se duas provas de eliminação: a escrita, que decorreu, pela manhã, na Biblioteca Municipal, e a oral, no período da tarde, no Cineteatro.

Esta segunda etapa foi avaliada por um júri composto por Aurora Viães, Vereadora do Município de Vila Nova de Cerveira, e presidente do Júri; Ágata Rodrigues, membro dos órgãos sociais da Associação Cultural Convento de S. Paio, instituição promotora da divulgação do acervo do Escultor José Rodrigues e da divulgação da língua e cultura portuguesa, no âmbito dos estudos da diáspora portuguesa; e por Gabriela Barbosa, doutorada em Didática das Línguas pela Universidade do Porto, Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Agradecendo o envolvimento de várias instituições, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, destacou o excelente trabalho dinamizado pelos professores e desejou um futuro de muitas conquistas e sucessos a todos os participantes. “Independentemente dos resultados, todos vocês são vencedores por uma meritória prestação”, disse.

Do programa constou ainda uma visita ao VIII EDUCARTE e ao Castelo de Cerveira, assim como a cerimónia da parte da tarde foi abrilhantada com momentos musicais protagonizados pelos alunos da Academia de Música Fernandes Fão.

No final, foram apurados 12 vencedores, três por cada nível de ensino (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário), que representarão o Alto Minho na final do Concurso Nacional de Leitura, que se realizará no dia 10 de Junho, em Pombal.

Concorrentes apurados para a fase final, concorrentes à Prova Nacional:

1º ciclo:
    1º Prémio: Sebastião Miguel de Abreu Lima Batista, AE de Ponte de Lima