Redes Locais de Intervenção Social do distrito reúnem-se em Cerveira para jornadas de reflexão

2018/05/21

O Cineteatro de Cerveira acolhe, no próximo dia 29 de maio, um encontro dedicado às perspetivas sociais e de debate sobre a Intervenção Social em Rede de todos os concelhos do Alto Minho. Com carácter técnico e social, a organização das II Jornadas da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) é da responsabilidade de todos os coordenadores das RLIS do distrito, e dinamizada pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, com apoio do Município cerveirense.

A sessão de abertura oficial conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, da Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, Dr.ª Cristina Oliveira, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, Rui Cruz, e do Psicólogo e Coordenador da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) de Vila Nova de Cerveira, Dr. Sérgio Parente.

Durante o período da manhã, do programa constam duas sessões de trabalho com temáticas distintas, mas complementares. Desde logo os presentes vão proceder a uma “Abordagem Geral ao Trabalho de Campo das RLIS do Distrito de Viana do Castelo”, representada pelas coordenadoras das RLIS de Viana do Castelo, de Caminha e de Ponte de Lima, sob moderação da Vereadora da autarquia cerveirense, Aurora Viães. Seguidamente, o debate vai centrar-se nas “Respostas Sociais de Alojamento e de Emergência”, sendo este tema representado pelo Gabinete de Atendimento à Família (GAF), Assistentes Sociais e pela Associação Methamorphys, e cuja moderação será da competência do Presidente do Conselho Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Francisco Araújo.

Para a tarde está agendada uma Sessão Magna com dois temas: “Comunicação com o Doente com Perturbação Mental”, tendo como oradoras a Dr.ª Teresa Novo e Dr.ª Daniela Brandão (Médicas Psiquiatras da ULSAM) e “Organização dos Serviços de Saúde Mental – Importância das Respostas Sistémicas”, com a Dr.ª Lucinda Neves (Diretora do Departamento e Saúde Mental da ULSAM), a Enfermeira Catarina Vieira (Enf.ª Chefe do Serviço de Psiquiatria e Saúde Metal da ULSAM) e a Dr.ª Sofia Mendo (Psicóloga Clínica, do Serviço de Psicologia da ULSAM/Serviço de Saúde Pública da ULSAM). A moderação desta sessão é da responsabilidade do Dr. Delgado, Delegado Distrital de Saúde Pública de Viana do Castelo.

Os interessados deverão fazer a sua inscrição gratuita através dos seguintes contactos: correio eletrónico: rlisjornada2018@gmail.com / telefone: 251 294 500 / telemóvel: 962216631 ou presencialmente no espaço RLIS de Vila Nova de Cerveira, localizado na Praça do Município, nº 2, por detrás do edifício da Câmara Municipal.