Inscrições abertas para II Programa de Ocupação Jovem ‘Preparar o Futuro’

2018/07/03

Entre 4 e 11 de julho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira abre o prazo de candidaturas para 7 vagas nos serviços camarários destinadas a jovens dos 17 aos 30 anos, contribuindo para a sua integração no mercado de trabalho. A II edição do Programa de Ocupação Jovem ‘Preparar o Futuro’ apresenta uma carga horária mais reduzida, indo de encontro às aspirações dos candidatos.

O presente programa surge pela preocupação da autarquia cerveirense em adotar estratégias para a ocupação dos tempos livres dos jovens, através de um mecanismo concreto e útil que, numa perspetiva ocupacional, mas integrada em ambiente de trabalho, possa promover a formação e desenvolvimento pessoal, profissional e social.

O presidente da Câmara Municipal realça que a iniciativa lançada no ano passado “foi muito bem acolhida” pelos jovens que, no entanto, sugeriram algumas alterações para esta edição. “De forma a conciliar este primeiro contacto laboral com o período de férias, os candidatos solicitaram uma carga horária mais reduzida através de uma bolsa de programa a meio tempo. Dado ser uma ação para os jovens e procurando o maior envolvimento e balanço possível, a autarquia reformulou o processo”, assegura Fernando Nogueira.

Neste sentido, o Programa de Ocupação Jovem ‘Preparar o Futuro’ apresenta, em 2018, uma vaga a tempo inteiro (35 horas semanais, 7 diárias) para a Universidade Sénior de Cerveira, a decorrer entre 16 de julho e 15 de outubro, e seis vagas a meio tempo (20 horas semanais, 4 horas diárias), para a Fundação Bienal de Arte de Cerveira, de 1 a 31 de agosto. Destinada a jovens naturais e/ou residentes no concelho de Vila Nova de Cerveira, com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos (à data de inicio de atividade), tendo como habilitação mínima a frequência do 12º ano de escolaridade e/ou ensino universitário.

Entre os vários requisitos, de realçar que os jovens não podem estar integrados noutro programa de ocupação juvenil em simultâneo com a participação no Programa de Ocupação Jovem “Preparar o Futuro”; assim como nunca ter efetuado um contrato de trabalho, prestação de serviços ou estágio profissional.

O período de inscrições arranca esta quarta-feira, 04 de julho, alargando-se até ao dia 11, sendo necessário o preenchimento de formulário próprio disponível no portal municipal e/ou no Balcão Único da Câmara Municipal. O processo de seleção dos candidatos será efetuado em duas fases, através de avaliação curricular e de entrevista presencial.

Com direitos e deveres, os jovens participantes recebem uma bolsa correspondente ao período que estão a executar (tempo inteiro ou meio termo), além de um certificado de participação emitido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Normas de Participação

Formulário de Candidatura