Parque Transfronteiriço apresentado ao Governo português

2016/06/24

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira deu a conhecer o projeto do futuro Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza à Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Drª. Célia Ramos. Reunião decorreu esta semana, em Lisboa, e assunto foi muito bem acolhido.

Com este encontro, o autarca cerveirense procurou sensibilizar mais uma instância afeta ao Governo Português para o trabalho que se tem vindo a desenvolver no âmbito da cooperação transfronteiriça Cerveira-Tomiño, de forma a recolher apoio para o desenvolvimento do projeto em causa. Fernando Nogueira sublinha que o Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza tem sido muito bem acolhido junto das entidades dos dois lados da fronteira até aqui auscultadas, e a reunião com a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza constituiu-se como mais um passo firme na concretização deste desafio. “A Drª. Célia Ramos manifestou boa recetividade, tendo apontado o caráter de verdadeiro projeto de fronteira e que merecia o seu apoio. Inclusivamente deu algumas sugestões no sentido de enriquecer o projeto”, afirma o edil.

Os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño têm conseguido colocar na agenda de entidades governamentais e outras com competências na matéria, quer de Portugal quer de Espanha, um projeto singular de dois parques, localizados frente a frente, que se complementam, e que poderão transformar-se num único espaço de usufruição natural através de uma travessia pedonal/ciclável sobre o rio Minho.