Tomiño e Cerveira apoiam três projetos comuns com 1º Orçamento Participativo Transfronteiriço

2016/10/25

Durante um mês, os cidadãos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño vão poder escolher três projetos de cooperação de um total de seis que integram o 1º Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) Cerveira-Tomiño. Processo de votação decorre entre 10 de novembro e 10 de dezembro na plataforma participacerveiratomino.eu

Trata-se de um projeto pioneiro na Euroregião Norte de Portugal/Galicia que tem como objetivo incentivar aos cidadãos dos dois concelhos vizinhos na concretização de soluções para colmatar necessidades comuns. O orçamento previsto de 20.000 euros, financiado a 50% pelas duas câmaras municipais, servirá para custear os projetos assumidos conjuntamente, após a votação popular.

A apresentação do OPT Cerveira-Tomiño 2017 decorreu esta manhã no Concello de Tomiño, na qual a Vereadora de Vila Nova de Cerveira destacou “o espírito de cooperação das duas autarquias e que permite, além da integração, aproveitar recursos e não duplicar atuações e equipamentos”. Aurora Viães deu ainda conhecer as seis propostas a votação, distribuídas por três áreas, nomeadamente na Educação, Semana da Comunidade Educativa Cerveira-Tomiño 2017 / 1º Campus Desportivo e Educativo Cerveira-Tomiño; na Cultura, Festa Amizade Cerveira-Tomiño / Encontro de Criatividade Cultural e Música do Minho; na Acção Social, Programa de Voluntariado de Apoio à Inclusão Social Infantil e Juvenil / Acessibilidade Sem Fronteiras: Programa transfronteiriço para a informação, apoio e visibilidade das problemáticas de acessibilidade.

Por sua vez, a alcaldesa de Tomiño lembrou que esta “é uma experiência piloto integrada na Agenda Estratégica no programa de ‘Promoção da Participação Pública e de Cidadania Transfronteiriça’, pelo qual os concelhos de Cerveira e de Tomiño decidiram apostar por um mecanismo de participação cidadã, em prol da consolidação do intercâmbio existente e da constante melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos”.

Os projetos de cooperação, que vão ser submetidos a votação, resultam de um intenso trabalho desenvolvido ao longo de 2016, através da constituição de três grupos de trabalho correspondentes às áreas de intervenção da Educação, Cultura/Juventude e Ação Social. Cerca de 40 entidades dos dois lados da fronteira mantiveram reuniões permanentes alternadamente nos dois concelhos, onde debateram dificuldades, apresentaram ideias e encontraram potenciais sinergias.

Após o cruzamento e definição de pontos convergentes, as autarquias de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño procederam ao levantamento dos recursos relevantes para o desenvolvimento das atividades sinalizadas pelos respetivos grupos, tendo sido constituídas como propostas que são agora colocadas à discussão e seleção por parte das populações.

O OPT abrange os territórios de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, pelo que podem votar os cerveirenses e tomiñenses, maiores de 18 anos, e que sejam eleitores nalgum dos dois concelhos. Para que o processo decorra com normalidade e transparência, os municípios criaram uma plataforma de registo e votação (participacerveiratomino.eu), onde as pessoas interessadas deverão efetuar o registo com os seus dados e número de Cartão de Cidadão, a partir do dia 10 de novembro e até ao 10 de dezembro.

A apresentação dos três projetos mais votados está agendada para dia 12 de dezembro.