Passar para o Conteúdo Principal

Música e homenagem assinalam comemorações do 25 de Abril

Cartaz 25 abril 2017 1 980 2500
24 Abril 2017

O Município de Vila Nova de Cerveira volta a celebrar a ‘Revolução dos Cravos’ com um programa evocativo desta data histórica, distribuído entre a noite do dia 24 e a manhã do 25. Concerto de Coros e homenagem ao 1º Presidente de Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira eleito democraticamente no pós 25 de abril são os dois momentos em destaque.

As comemorações do 43º aniversário da efeméride têm início no serão do dia 24, pelas 21h30, com o Cineteatro de Cerveira a receber as atuações do Coro Infantojuvenil de Cerveira - Pauta de Caprichos e do Contraponto – Coro de Câmara. Sob direção musical da maestrina Cíntia Pereira, as crianças e jovens cerveirenses vão deliciar os presentes com sonoridades que prometem reavivar memórias.

Segue-se a atuação dos Contraponto, um grupo de jovens cantores que, em setembro de 2012, se juntaram para formar um grupo a cappella, interpretando obras de variados estilos como música clássica, jazz e pop. Recentemente, participaram no programa da RTP1 "Got Talent Portugal" onde chegaram à final, levando-os a um maior reconhecimento nacional. Neste momento encontram-se na finalização do seu primeiro trabalho discográfico que contará apenas com arranjos originais de músicas portuguesas conhecidas do grande público e que atravessam de forma transversal todo o espólio musical nacional.

O dia 25 de abril arranca com o Hastear de Bandeiras na Praça do Município pelas autoridades locais ao som do Hino de Portugal interpretado pelo Coral Polifónico de Cerveira. Às 10h00 está agendado o descerramento da placa Rua Engº Lemos Costa, junto a Escola Básica e Secundária do concelho. Considerando o impacto das primeiras eleições autárquicas no país, a autarquia cerveirense decidiu reconhecer o facto de João Lemos Costa ter sido o primeiro presidente do município depois da ‘Revolução dos Cravos’, cargo que desempenhou entre 1976 e 1982. Localizada entre as ruas da Pedra Vedra e a Rua das Cortes, a nova rua destaca-se por ficar à entrada da vila e pelo movimento associado, nomeadamente das novas gerações.

O Município cerveirense convida a população para participar nas comemorações do 43º aniversário do 25 de Abril em Vila Nova de Cerveira.

imagem