Cerveira recebeu Torneio Regional Braga/Viana do Castelo de Basquetebol 3x3 Escolar

2017/04/27

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira recebeu, esta quinta-feira, pela primeira vez, o torneio de Basquetebol 3x3 escolar. No total, estiveram presentes cerca de 300 jovens de várias escolas do distrito de Viana do Castelo e de Braga, num ambiente de competição saudável e de muita festa e convívio.

Com organização da Associação Basquete de Viana do Castelo, e apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, este projeto de Desporto Escolar promoveu mais um encontro entre jovens aliado à prática desportiva, tendo como palco Vila Nova de Cerveira.

Ao longo de todo o dia, as várias equipas participaram nas eliminatórias, de forma a serem apuradas aquelas que vão estar presentes na Fase Nacional em Gondomar, no dia 18 de maio - Dia das Finais Nacionais do Projeto “Basquetebol 3x3 nas Escolas”.

No final, e num ambiente animado, foram entregues as medalhas às três equipas melhor classificadas do torneio, nos vários escalões, masculino e feminino. Presentes nesta sessão simbólica esteve a Vereadora da Educação Aurora Viães, e o diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, Venceslau Teixeira.

O Projeto “Basquetebol 3x3 nas Escolas”, que a Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Divisão do Desporto Escolar, tem como objetivo proporcionar aos jovens atividades de qualidade, em que prevaleça a vertente formativa, sendo a vertente competitiva um dos meios para a formação integral dos jovens, através da sua responsabilização na organização das atividades (quadros competitivos, arbitragem, etc.) e da exigência de um comportamento adequado durante a competição.

Na vertente competitiva, o objetivo é fazer com que o projeto chegue a todos os jovens: quer aos que já praticam a modalidade, quer aos que não têm contacto regular com o basquetebol.