Desporto náutico marca fim-de-semana em Cerveira

2017/04/28

Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de dois grandes eventos desportivos na vertente náutica. O rio Coura recebe o Campeonato Nacional de Slalom e o rio Minho acolhe a 12ª Regata Internacional “Ponte da Amizade”. Autarquia mostra-se satisfeita com a conjugação de eventos desportivos de competição associados ao turismo de natureza.

Pelo segundo ano consecutivo, a Federação Portuguesa de Canoagem escolheu as águas bravas do rio Coura, na freguesia de Covas, para uma prova a integrar o Campeonato Nacional de Slalom. Esta competição, agendada para este sábado e domingo, conta com a presença de mais de uma centena de atletas em representação de 11 clubes, entre eles alguns convidados da vizinha Galiza.

No domingo, o rio Minho prepara-se para a 12ª Regata Internacional “Ponte da Amizade”, organizada pela Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Federação Portuguesa de Remo. Conciliando o convívio e a competição entre jovens atletas, este evento integra o Calendário Nacional da Federação Portuguesa de Remo com a realização de provas nos diversos escalões.

Para o autarca cerveirense, estes são dois bons exemplos do percurso de afirmação de Vila Nova de Cerveira no panorama nacional da prática desportiva, existindo ainda o trail, o triatlo e outras modalidades. “A atratividade desportiva de Vila Nova de Cerveira tem sido corroborada pelo crescente interesse de entidades regionais e nacionais que resulta num maior número de eventos, com destaque para aqueles que suscitam a paixão pelo desporto de aventura e radical, entre o rio e a montanha, consolidando o concelho cerveirense como um destino de turismo de natureza”, assegura Fernando Nogueira.

O Campeonato Nacional de Slalom decorre entre este sábado e domingo, no rio Coura, em Covas, com as eliminatórias e semifinais (10h00 e 15h00) agendadas para este sábado, e as finais e entrega de prémios (10h00 e 14h00) decorre no domingo. Por sua vez, a 12ª Regata Internacional “Ponte da Amizade” disputa-se ao longo de todo o dia de domingo, no rio Minho, com eliminatórias no período da manhã (10h00) e as finais agendadas para a tarde (15h00).