Autarca felicita proponentes vencedores do OP Jovem 2019

2019/03/15

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, entregou um diploma de reconhecimento aos dois jovens estudantes que apresentaram as propostas vencedoras à edição 2019 do Orçamento Participativo Jovem. O ato simbólico serviu para enaltecer a atitude cívica e participativa dos jovens em prol dos interesses da comunidade em que estão inseridos.

‘Mais Equipamento e Melhor Segurança’ e Registo para Todos’ foram os dois projetos vencedores do OP Jovem de Vila Nova de Cerveira, num investimento total de 10 mil euros com execução prevista para o primeiro semestre deste ano.

Aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil em Vila Nova de Cerveira, assinalado a 1 de março, e mediante o enquadramento do projeto mais votado do OP Jovem na área da Segurança e Proteção Civil, o autarca cerveirense felicitou o jovem proponente Duarte Pires perante algumas dezenas de agentes da Proteção Civil, de âmbito municipal e distrital, que participavam no programa comemorativo. A proposta 'Melhor Equipamento e Mais Segurança’ tem como objetivo “apoiar o bom desempenho dos elementos que integram a equipa de Proteção Civil que, diariamente, trabalham em prol da segurança e bem-estar das pessoas e seus bens, através da aquisição de equipamento”.

‘Registo para Todos’ foi o segundo projeto mais votado, apresentado pela jovem Rita Paredes, com o propósito de adquirir material audiovisual mais moderno para a ETAP, “necessário para potenciar os cursos artísticos e para a colaboração com a comunidade Cerveirense”. O edil Fernando Nogueira também convidou a proponente para uma cerimónia simbólica de reconhecimento e que contou com a presença, esta sexta-feira, 15 de março, de cerca de 30 alunos da ETAP Cerveira, do 10º ano dos cursos de Fotografia e Design de Moda e do 12º ano de Fotografia e Comunicação, acompanhados pela respetiva direção pedagógica.

Mais do que o montante em causa, o objetivo deste mecanismo de participação pública – OP Jovem - é o de suscitar o envolvimento e contributo responsável dos jovens cidadãos no processo autárquico associado ao interesse pela valorização do seu concelho.

Projetando já a edição 2020, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai desafiar os jovens estudantes do concelho, através dos estabelecimentos de ensino, propostas/sugestões de melhoria do processo.

• OP Jovem vencedor Duarte Pires