Autarquia, ULSAM e RCC articulam parceria para promoção da Educação para a Saúde

2019/03/25

“Espaço Saúde” é o mais recente projeto radiofónico de informação e sensibilização para as questões relacionadas com a saúde e o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) dirigido à comunidade cerveirense. A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Rádio Cultural de Cerveira formalizaram um protocolo de parceria para emitir, todas as sextas feiras, às 11h00, um programa interventivo e acessível para todos.

O impacto positivo de uma abordagem multissetorial da saúde é confirmado por estudos recentes, realçando que a implementação de um trabalho coletivo entre a saúde, a comunicação e a comunidade local pode contribuir para a procura de soluções e eliminação de estereótipos no âmbito da ‘Educação para a Saúde’.

O Município de Vila Nova de Cerveira encara como prioridade estratégica o desenvolvimento de programas conjuntos e integrados nas áreas da saúde, de promoção de estilos de vida saudáveis e de prevenção de várias doenças, com um maior envolvimento dos parceiros locais.

Tendo como base a proximidade aos cidadãos, o presente protocolo tripartido – Câmara Municipal, ULSAM e RCC - tem por objetivo a criação de condições para uma adequada divulgação de informações/esclarecimentos qualificados, ampliando os conhecimentos das populações sobre temas prioritários.

O primeiro programa já foi emitido na RCC este mês de março, tendo como convidados a Vereadora com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Aurora Viães, e um dos administradores da ULSAM e representante dos Municípios junto da ULSAM, Dr. Rui Teixeira, que procederam à apresentação da essência do ‘Espaço Saúde’.

O programa é emitido todas as sextas-feiras, às 11h00, com reposição às segundas-feiras também às 11h00. Os ouvintes podem colocar as suas dúvidas ou sugestões durante a semana para o email rccerveira@sapo.pt ou via telefone 251 795 888.