XI Jornadas do Mel do Alto Minho analisam impacto da Inovação e Tecnologia no setor

2018/10/23

Tendo como objetivo delinear um futuro sustentável para a apicultura, a Associação Apícola de Entre Minho e Lima (APIMIL), com o apoio do Município cerveirense, promove mais uma edição das Jornadas do Mel do Alto Minho, agendada para este sábado, no Auditório do Centro de Apoio às Empresas (CAE). Encontro visa a apresentação pública de projetos inovadores e de desenvolvimento tecnológico que impulsionarão o setor.

À semelhança dos anos anteriores, as Jornadas do Mel do Alto Minho reúnem, no mesmo espaço e em torno da apicultura, vários representantes de entidades públicas e privadas. Se na edição de 2017, a organização desafiou os presentes de vários quadrantes profissionais a refletir sobre a sustentabilidade futura do setor apícola, no presente ano o objetivo é dar a conhecer os desenvolvimentos alcançados e outros idealizados.

“Temos um programa muito atrativo, com a apresentação de projetos específicos que vão ser tornados públicos de forma a serem implementados no terreno”, explica o presidente da APIMIL, Alberto Dias, realçando ainda a realização de um debate de cariz internacional, “porque como a apicultura é uma atividade sem fronteiras obriga-nos a ter um outro tipo de visão, com uma introspeção do passado e do presente mais aberta e mais consensualizada com outras entidades para uma sustentabilidade futura da apicultura, que vise a delineação de metas e estratégias”.

Para o autarca cerveirense, “num mercado cada vez mais competitivo, a inovação e o desenvolvimento tecnológico tornam-se imprescindíveis a qualquer área de intervenção, acrescentando valor”. Fernando Nogueira sublinha que “é muito inteligente alavancar o sector apícola para este nível, de acompanhar os tempos modernos, com uma atitude pragmática e proativa”.

Os trabalhos desenvolvem-se ao longo do dia, distribuídos por quatro painéis temáticos, nomeadamente: I - “Estudo do Potencial de Inovação e Valorização do Setor Agroalimentar do Mel no Alto Minho”, com intervenções específicas sobre “Antioxidantes e HMF do Mel”, “Georreferenciação”, “Marketing e Comunicação”, “Audiovisuais e Imagem” e Colaboração da DRAPN”; II – “Desafios Futuros”, com duas apresentações “Plataforma Alto Minho 2 Market” e “Localização de Colmeias Roubadas”; III – “Criação de Rainhas Autóctenes”, dando a conhecer o “Centro de criação e seleção genética de rainhas de raça ibérica”; e IV – “Que futuro para os produtos apícolas a nível da comercialização”, com a presença da APIMIL, da Associação Galega de Apicultores, da Associação de Apicultores de la Provincia de Pontevedra e Agrupacion Apícola de Galicia, da Federação Nacional de Apicultores de Portugal, da Federação de Cooperativas Apícolas e da Urzemel.

A sessão de encerramento será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, pelo Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Eng.º Joaquim Barreto, e pelo Presidente da APIMIL, Alberto Dias.

A XI edição das Jornadas do Mel Alto Minho decorre, este sábado, 27 de outubro, entre as 09h30 e as 18h00, no Auditório do Centro de Apoio às Empresas, com entrada livre.