Estaleiros Navais adquiridos por Grupo Benetau: Presidente da Câmara visitou GB Portugal

2021/11/04

O autarca cerveirense Rui Teixeira visitou os estaleiros navais da GB Portugal, antiga Starfisher, recentemente adquiridos pelo Grupo Benetau – líder europeu na construção de barcos de recreio. Acompanhado pelo Gerente Michel Delagarde, pelo Diretor de Produção, Jean-Paul Chapeleau, pelo Diretor Industrial, Corrado Capellano e pela Diretora de Recursos Humanos da empresa, Ana Maria Oliveira, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira teve a oportunidade de avaliar a possibilidade de sinergias a desenvolver entre as entidades.

O Grupo Benetau tem como objetivo crescer no mercado português, onde prevê duplicar o número de funcionários nesta unidade, aumentando desta forma a capacidade de produção. Um aumento que se figurará fundamental para o desenvolvimento do tecido empresarial, uma vez que será um atrativo para a implementação de outras empresas de setores complementares em Cerveira. Porém, consideram que para a contratação de mão de obra qualificada é necessário apostar em formação nas áreas de eletricidade, carpintaria, laminadores, entre outras.

A antiga Starfisher, localizada em Campos, Vila Nova de Cerveira emprega, atualmente, 200 colaboradores e tem como propósito projetar barcos a motor com comprimentos que variam de 6 a 14 metros em linhas, cruzeiro, passeio de pesca, aberto e externo. O estaleiro conta com 15.000 m2 de armazéns cobertos numa área total de 50.000 m2.

Com uma história de mais de um século, o grupo francês foi fundado pela família Benetau em 1884, em França. 100 anos depois foi cotado em bolsa, mantendo-se 56% do capital na família. Com um crescimento sustentado e baseado em aquisições, encontra-se atualmente a laborar em França, Estados Unidos, Polónia, Itália e Portugal apresentando um volume de negócios de cerca de 1,2 biliões de euros. O grupo é composto por 17 marcas, que empregam 7600 colaboradores, sendo a principal atividade a produção de barcos, embora produzam também casas modulares e prestem outros serviços complementares sem nunca descurar a responsabilidade social e ambiental e as questões de segurança.