Passar para o Conteúdo Principal

Empreitada ‘Cerveira – palco das artes’ já arrancou

2022/09/15

Um dos maiores auditórios da região do Alto Minho – ‘Cerveira – Palco das Artes’ – começa a nascer em Vila Nova de Cerveira. A intervenção, a desenvolver-se na praça superior do Mercado Municipal, confrontando com o edifício do Palácio da Justiça e a Praça da Galiza, consiste na construção de um grande auditório polivalente com capacidade para 408 lugares (com oito destinados a pessoas com deficiência motora). A empreitada, que representa um dos maiores investimentos na cultura nas últimas décadas, já arrancou e prevê-se concluída até ao final do Verão de 2023.

A realização da empreitada assegurará a criação de um espaço polivalente que criará condições para a promoção de atividades multiculturais: da música clássica ao jazz, do teatro à dança, da ópera à literatura, da arquitetura ao cinema. Será, ainda, um espaço preparado para figurar como um centro para a realização de conferências, palestras e reuniões profissionais de âmbito nacional e internacional. Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira “o novo espaço foi dimensionado e concebido para responder às necessidades dos dias de hoje, assumindo-se tecnológico, digital e inovador. Com estas valências promover-se-á uma nova geração na programação cultural do concelho, do Alto Minho e da região Galiza – Norte de Portugal”.

Esta empreitada representa, ainda, para Rui Teixeira, a oportunidade de “dar continuidade a um projeto do Partido Socialista interrompido em 2013, que à data, significaria que Vila Nova de Cerveira envergaria o maior palco cultural fechado de todo o distrito de Viana do Castelo”. Um compromisso eleitoral assumido e que já se encontra em curso. “Com este auditório vai ser possível implementar uma estratégia de captação de turismo e de agendamento de eventos para todo o ano, e não só durante a época de verão, contribuindo para uma maior atratividade” conclui.

Com um valor contratual global na ordem dos 2.7ME, trata-se de um investimento que corresponde a uma prioridade do Plano de Ação de Reabilitação Urbana de Vila Nova de Cerveira (PARU) e é cofinanciado, em cerca de 1.8ME, pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 através de um fundo FEDER.