Cerveira reforça o Centro de Inovação com investimento europeu superior a 120 mil euros
Os municípios de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, em parceria com a Universidade de Vigo, viram aprovado o projeto Eurocidade Inteligente, no âmbito do Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal, e que permitirá fortalecer o compromisso com a inovação, a competitividade empresarial e a criação de oportunidades para empresas e empreendedores, promovendo um território mais inteligente, sustentável e preparado para o futuro.
O projeto representa um investimento global elegível superior a 521 mil euros, com um financiamento FEDER de cerca de 391 mil euros. Para Vila Nova de Cerveira estão alocados 122 mil euros, com mais de 91 mil euros de financiamento europeu, para reforçar o Centro de Inovação de Cerveira como polo estratégico de apoio ao empreendedorismo, à incubação, inovação empresarial e capacitação tecnológica. Já para o Concello de Tomiño, este novo projeto dará um impulso definitivo ao Parque Agroindustrial, atualmente em fase de tramitação urbanística.
“É mais um passo firme na estratégia de desenvolvimento económico do concelho. Estamos a investir de forma clara na inovação, no apoio às empresas e na criação de condições para que Vila Nova de Cerveira seja um território atrativo para empreendedores, startups e projetos de base tecnológica”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. Rui Teixeira sublinha ainda que “o reforço do Centro de Inovação de Cerveira vai transformar conhecimento em valor económico, promover emprego qualificado e consolidar a cooperação transfronteiriça como uma vantagem competitiva para o território”.
Entre as ações previstas destacam-se a elaboração de uma Agenda Estratégica de Especialização Inteligente e Transição Industrial, o mapeamento do tecido empresarial e dos agentes-chave da Eurocidade, bem como a formulação de um plano estratégico conjunto para os próximos anos.
O plano inclui também a realização de grandes eventos de empreendedorismo e inovação à escala da Euroregião, o desenvolvimento de bases para redes de incubação de nova geração, bem como a implementação de tecnologias inovadoras como a automatização, a Internet das Coisas (IoT) e a economia circular. A Universidade de Vigo colaborará no desenvolvimento de competências para a especialização inteligente, na formação técnica, em parcerias estratégicas e na criação de um Laboratório de Inovação para a Sustentabilidade.
Com este projeto financiado por fundos INTERREG VA POCTEP, Cerveira e Tomiño consolidam uma cooperação transfronteiriça que transforma a Eurocidade num motor de desenvolvimento económico, social e ambiental para toda a região, reafirmando a visão do Minho como um eixo de união e de progresso partilhado.


