Secretário de Estado das Pescas destaca náutica de recreio como setor estratégico em visita à Brunswick Portugal
O Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, visitou esta sexta-feira, 9 de janeiro, a Unidade Industrial de Barcos de Recreio da Brunswick Portugal, localizada no Polo I da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira. A visita contou com o acompanhamento dos dirigentes da empresa e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, que destacou a importância e o contributo da Brunswick para o desenvolvimento económico e social do concelho.
Durante a visita, Salvador Malheiro sublinhou a relevância da náutica de recreio e da pesca lúdica como prioridades estratégicas da ação governativa no âmbito da Economia Azul, salientando o impacto direto do setor na indústria, no emprego e na ligação das pessoas ao mar.
Em declarações à comunicação social, o Secretário de Estado considerou que a náutica de recreio é um setor em crescimento e que deve ser encarado como estratégico para o país. "Foi com muita satisfação e mesmo surpresa que pude constatar, aqui no Norte do país, um caso de sucesso, que é assim que ele tem de ser descrito. Temos aqui, em Vila Nova de Cerveira, a maior produção de barcos de recreio da Europa. Estamos a falar do segmento de quatro e nove metros", afirmou, enaltecendo "a paixão e o nível de competência técnica" que encontrou naquela unidade da multinacional norte-americana.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, manifestou satisfação pela visita do governante, sublinhando o papel estruturante da Brunswick Portugal para o concelho. “Trata-se de uma empresa âncora para Vila Nova de Cerveira, não só pela criação de emprego qualificado, mas também pela projeção internacional que confere ao território e pela dinâmica económica que gera em toda a região”, afirmou.
A Brunswick Portugal é atualmente a maior unidade europeia de produção de barcos de recreio neste segmento, assumindo-se como uma referência industrial no setor náutico. De acordo com dados da empresa, a fábrica terminou o ano de 2025 com cerca de 500 trabalhadores e um volume de faturação aproximado de 42 milhões de euros.


