Concluída a modernização do Data Center Municipal

16 Junho 2021

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira desencadeou, entre 2018 e 2021, um processo de reforço da capacidade instalada ao nível das infraestruturas tecnológicas, de forma a assegurar a qualidade do acesso e a utilização eficiente dos serviços públicos digitais, de natureza local e regional, pelos cidadãos e empresas.

Financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, este projeto consistiu no apetrechamento do Data Center Municipal, com equipamento informático que proporcionasse o aumento da capacidade de armazenamento de documentos/informação da autarquia, procurando acompanhar e dar resposta à implementação de vários serviços online.

No presente ano, a modernização do Data Center Municipal ficou concluída graças à aquisição e instalação de equipamento informático que garantiu a conectividade NAS a 10GBps, sanando a limitação existente que impedia os serviços de tecnologicamente ultrapassar o 1Gbps e, desta forma, retirar total partido do recente sistema de armazenamento NAS.

Com estas condições tecnológicas mais avançadas, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira garante uma maior segurança no arquivo, gestão e disponibilização da informação, com fiabilidade e operacionalidade.