Sessão informativa relacionada com a vespa velutina agendada para sexta-feira

2015/05/04

Atenta ao fenómeno e procurando dotar a comunidade de conhecimentos sobre o combate à vespa velutina, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, com o apoio da APIMIL, está a organizar, para sexta-feira, 08 de maio, uma sessão de demonstração de fabrico e colocação de armadilhas seletivas para a vespa velutina. Entrada livre.
A autarquia cerveirense convida associações de apicultores, juntas de freguesia e público em geral para discutir a praga da vespa velutina que, principalmente no norte do país, continua a destruir colmeias e a matar abelhas. Este encontro em Cerveira visa abordar a importância do combate desta espécie invasora através da captura de fêmeas fundadoras em armadilhas, particularmente nesta altura do ano.
A vespa velutina é uma espécie predadora que veio da Ásia. Chegou a França por volta de 2004, depois Espanha e os primeiros relatos da chegada a Portugal são de 2011. A estratégia das vespas asiáticas é simples: ficam em pequenos grupos sobre as colmeias e esperam durante horas até que uma abelha arrisque sair. Aí, a vespa velutina persegue, ataca, desmembra e mata a abelha. Depois, volta à vigia e às abelhas só restam duas hipóteses: ou saem da colmeia num voo suicida ou ficam lá dentro, até morrerem.
A sessão de demonstração de fabrico e colocação de armadilhas seletivas para a vespa velutina tem início pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, com entrada livre. “Só com a colaboração de todos poderemos travar a expansão desta espécie invasora”.