“A Mulher e o Desporto” em debate esta sexta-feira

2015/02/16

Integrado na iniciativa ‘Cerveira Saudável’, Vila Nova de Cerveira acolhe um Colóquio subordinado ao tema d’ “A Mulher e o Desporto”, com a presença da ex-atleta profissional Aurora Cunha e de Inácio dos Anjos do IPDJ. Ação decorre sexta-feira, dia 20 de fevereiro, às 10h30, no Auditório da Biblioteca Municipal.
Hoje em dia, é normal os registos da atividade desportiva feminina nos mesmos termos utilizados para os homens, mas será que foi sempre assim? O Colóquio “A Mulher e o Desporto” agrega uma abordagem técnica do Plano Nacional da Ética e da Igualdade de Géneros no Desporto, pelo Professor do IPDJ Inácio dos Anjos, e um momento de partilha de experiências e conhecimentos pela Aurora Cunha, no papel de mulher atleta e embaixadora deste programa.
Numa organização da Câmara Municipal em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, a sessão será aberta a toda a comunidade, transmitindo ainda a importância da prática de exercício físico para a aquisição de estilos de vida saudável.
A par do colóquio, e até este sábado, 21 de fevereiro, está também patente ao público a exposição “A Mulher na Imprensa Desportiva Portuguesa”, constituída por 16 painéis/gravuras, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira. A mostra analisa o que diz a imprensa sobre a participação feminina no desporto, através de uma apresentação cronológica com início nos finais do século XIX e desfecho na atualidade.

Aurora Cunha: a embaixadora Plano Nacional de Ética no Desporto
Notável ex-atleta do Futebol Clube do Porto, Aurora Cunha destacou-se em provas de corta-mato, meio-fundo e fundo. Foi campeã mundial de estrada em três anos consecutivos (1984, 1985 e 1986) e venceu várias maratonas mundiais. Abandonou a competição em 2000, mas não deixou o desporto e continua a praticá-lo como forma de se manter saudável e em boa forma física. Está sempre presente nas mais variadas iniciativas de promoção ao desporto, na luta por uma atividade física limpa e sem doping. Este seu papel já lhe valeu várias homenagens, ao longo dos anos, e a 09 de Junho de 2005 foi feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.