Município apela colaboração da comunidade na denúncia de ninhos de vespa asiática

2015/07/28

Com um total de 21 ninhos de vespa velutina destruídos desde o início do ano até à data, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira relembra o papel fundamental de todos os munícipes na referenciação de ninhos desta espécie invasora. O apelo surge numa fase em que, até outubro, se irão registar mais avistamentos.

Á semelhança do que aconteceu em 2014, a autarquia cerveirense tem dinamizado diversas ações de controlo desta espécie invasora, nomeadamente workshops de demonstração de fabrico de armadilhas para captura de vespas fundadoras de colónias.

Entre abril e julho deste ano, foram destruídos no concelho um total de 21 ninhos, em localizações tão distintas como ramos de árvore, telhados e paredes de cimento. A todas as denúncias reportadas, o Município agiu dotado dos meios necessários para uma extinção imediata.

Estando a viver até outubro, a fase onde se irão registar mais avistamentos de ninhos, a Câmara Municipal apela a intervenção de todos os munícipes na denúncia e referenciação dos ninhos de Vespa velutina avistados, podendo fazê-lo através do telefone ou e-mail do Município – 251708020 ou geral@cm-vncerveira.pt, ou ainda diretamente na plataforma www.sosvespa.pt, onde qualquer utilizador se pode registar e incluir informação válida.

Ao abrigo do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal, desenvolvido em conjunto pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Município de Vila Nova de Cerveira encarou a competência de destruição dos ninhos de Vespa velutina com o sentido de responsabilidade que o assunto merece.

Embora não se conheça ainda o verdadeiro impacto que a invasão do nosso habitat por esta espécie invasora possa representar na apicultura, na fruticultura ou na viticultura, sabe-se que é uma espécie que se adaptou tremendamente bem ao nosso clima e geografia e que neste momento, a sua multiplicação e propagação tem sido exponencial, ultrapassando mesmo as piores previsões.