Hotelaria e restauração acolheram formação turística

2015/02/05

Porque um acolhimento de qualidade ao turista é determinante para uma avaliação positiva da estadia e consequente recomendação do destino, cerca de 30 empresários cerveirenses, maioritariamente ligados ao setor da hotelaria e restauração, participaram na formação ‘Chaves do Alto Minho’, organizada pela APHORT, CIM Alto Minho e Câmara Municipal. Última sessão resultou na visita a pontos de referência da ‘Vila das Artes’.
Ao longo de cinco encontros teórico-práticos, este programa ‘Educar para o Turismo – Chaves do Alto Minho’ procurou qualificar os agentes locais para prestar um serviço turístico de qualidade no domínio do atendimento e da informação, de modo a orientar o turista na sua tomada de decisão.
Tendo como objetivo final convidar a uma eventual repetição da viagem, esta ação, não só dotou os participantes de conhecimentos e competências para aconselharem e promoverem o concelho e a região junto dos clientes, como visou criar uma rede informal de «postos de informação turística» nos empreendimentos turísticos e nos restaurantes, que seja complementar à Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira.
A última sessão decorreu esta quarta-feira, e consistiu na aplicação dos conhecimentos obtidos através de uma visita a alguns pontos de interesse turístico de Vila Nova de Cerveira, nomeadamente o Convento San Payo, o Fórum Cultural, o Aquamuseu do rio Minho, e o centro histórico.
Cada participante recebeu um dossiê com material de informação turística do concelho e, no final da ação, foi ainda distribuído um diploma emitido pela APHORT, pelo Município e pela CIM.
‘Chaves no Alto Minho’ surge no âmbito do projeto “Alto Minho Invest”, promovido peça Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, com financiamento do ON.2, e abrange dos 10 municípios da região.