Aquamuseu sinaliza 300 lampreias para conhecer fases de desenvolvimento

2015/01/26

Com a colaboração de pescadores do rio Minho, o Aquamuseu do rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, procedeu, durante o mês de Janeiro, à marcação externa de cerca de 300 lampreias juvenis. Ação integrada no projeto europeu MIGRANET tem como objetivo a recolha de informação sobre a fase marinha desta espécie.
Este ano, pescadores e entidades detetaram a presença de lampreias juvenis na fase de migração para o mar. Após implementado o processo de marcação, foram libertadas em Seixas, com o propósito de continuarem a sua viagem no estuário, aguardando pelo regresso de alguma ao rio Minho ou a outro rio, e assim contribuir para um melhor conhecimento da fase marinha desta espécie.
Esta ação resulta de uma parceria num projeto europeu, o MIGRANET, entretanto terminado em que, juntamente com os colegas da Estação de Hidrobiologia de Encoro de Con (Universidade de Santiago), foi estabelecido um programa de marcação de lampreias juvenis para tentar obter mais informação relacionado com o desenvolvimento. Desde o início, foi recapturada uma lampreia adulta (com marca) que esteve 13 meses no mar.
No rio Minho só é possível implementar esta atividade quando é detetada a migração de lampreias para o mar, pelo que a colaboração dos pescadores revela-se fundamental, dado que esta migração é particularmente visível aquando da pesca do meixão.