Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira-Tomiño, o 1º território transfronteiriço a aderir à Rede de Cidades e Vilas de Excelência

2015/08/03

Vila Nova de Cerveira e Tomiño avançaram com a adesão simultânea à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, tendo como objetivo a apresentação futura de projetos comuns. Hastear da Bandeira de Vilas de Excelência do 1º território transfronteiriço decorreu na passada sexta-feira, no Parque de Lazer do Castelinho, com a presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dr. Luís Campos Ferreira.

Ser uma cidade ou vila de excelência é um compromisso prático de qualificação dos territórios e das suas dinâmicas socioculturais e económicas, de forma a estimular a regeneração dos tecidos urbanos ou periurbanos, do ambiente urbano, da empregabilidade local e do turismo. Ao integrarem esta Rede do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Vila Nova de Cerveira e Tomiño posicionam-se como Concelhos preocupados com as questões sóciourbanas, adequando uma política inclusiva ao seu território, tal como é preconizado pela estratégia Europa 2020. 

O autarca cerveirense explicou que esta adesão é interessante para o reforço do conceito ‘um destino, dois países’, transformando Cerveira e Tomiño numa vila transfronteiriça. O objetivo é alcançar apoios para a concretização futura de alguns projetos comuns já definidos no âmbito da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño. Não obstante, Fernando Nogueira ressalvou que, no caso concreto do município cerveirense, há uma forte aposta na afirmação do concelho como destino “acessível e de excelência para viver, trabalhar ou visitar", através de uma regeneração urbana baseada na acessibilidade e na inclusão, com uma dinâmica turístico-comercial importante e desenvolvimento de espaços verdes na política ambiental.

Por sua vez, a alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, abordou o facto de esta iniciativa representar “mais um passo no longo caminho de cooperação para que se eliminem as fronteiras definitivamente”.

Com 53 municípios portugueses aderentes, o coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, Dr. Pedro Silva, sublinhou que Cerveira e Tomiño inauguraram “um novo marco deste projeto de contexto nacional ao conferir-lhe uma dimensão diferente ao nível da interação entre povos irmãos através de novas soluções e trabalho”.

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Cooperação começou por elogiar a iniciativa afirmando que “é este o caminho que é preciso trilhar”. Recordando a época em que era necessário mostrar documentos e abrir bagagens na passagem de fronteira, o Dr. Luís Campos Ferreira congratulou-se com esta cooperação entre Cerveira e Tomiño no sentido de “criar mecanismos e produtos para continuar a promover e a dinamizar estes territórios, porque juntos vão mais longe”. E acrescentou: “O rio une e é um recurso natural que deve ser explorado de uma forma muito eficaz para as duas vilas, com um impacto positivo na vida das pessoas”.

A adesão de Vila Nova de Cerveira à Rede de Cidades e Vilas de Excelência e de Tomiño à entidade congénere espanhola foi formalmente oficializada com o Hastear da Bandeira de Vila de Excelência no Parque de Lazer do Castelinho, e no Espaço Fortaleza de Goián. Os dois concelhos aderem aos eixos ‘Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável’ e ‘Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana’.