Passar para o Conteúdo Principal

Ponte das Poldras aberta à circulação

2015/11/03

Está retomada a ligação direta entre a zona mais populosa da freguesia de Covas e a EN301, através da histórica Ponte das Poldras. Concluídas as obras de beneficiação, a travessia oferece uma melhor acessibilidade e segurança aos seus utilizadores.

A colocação da sinalização na passada sexta-feira assegurou a tão desejada reabertura da Ponte das Poldras, cujos trabalhos de alargamento, reforço e estabilização estrutural arrancaram em julho passado, fruto de um protocolo tripartido entre a EDP, Junta de Freguesia de Covas e Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Entre as alterações de melhoramento sobressai o alargamento do tabuleiro, a colocação de um piso novo e de gradeamento nas laterais, bem como a permissão para circulação de veículos pesados até 25 toneladas. Um outro destaque é o impacto visual que a beneficiação desta estrutura erguida sobre o rio Coura deixa a quem passa.

O acesso conhece hoje uma nova fase adaptada às necessidades e exigências dos tempos atuais. O que inicialmente era uma ponte de pedras soltas (poldras) e, posteriormente, um pontão de madeira restringida à circulação pedonal, foi transformado, entre os finais da década de 60 e início de 70, numa ponte de pedra permitindo a passagem condicionada a veículos ligeiros.

No entanto, o avançado estado de degradação exigia uma intervenção imediata nos 50 metros de extensão, de forma a evitar que grande parte da população de Covas continuasse a fazer um desvio de cerca de 3kms para a Ponte de Covas, quando exista aquela travessia.

O resultado final apenas foi possível graças ao compromisso assumido pela EDP-Gestão ao entregar à Câmara Municipal não só a gestão da ponte, como uma verba para a execução das obras definidas.

  • imagem
  • imagem
  • imagem