Passar para o Conteúdo Principal

Castanhas, linho e folclore em tarde de convívio popular

Cartaz magusto 20155555 1 980 2500
2015/11/11

Dia 15 de novembro, o Terreiro de Vila Nova de Cerveira revive duas tradições num ambiente de confraternização entre a população local e visitante. O Município proporciona uma tarde animada com o habitual Magusto, associado às memórias ainda vivas da Espadelada do Linho. Cantares ao som de concertinas garantem animação.

Cumprindo o costume de que não há São Martinho sem castanhas e vinho, residentes e visitantes estão convidados para participar no típico Magusto de Vila Nova de Cerveira, este ano enriquecido com a dinamização de uma atividade paralela dedicada ao ciclo do linho.

A sugestão para o próximo dia 15 de novembro é a de que, com um punhado de castanhas boas e quentinhas, se propicie um momento de conversa entre amigos e até de reencontros inesperados, ao ritmo dos sons tradicionais do Rancho Folclórico de Sopo. Em simultâneo, vai ser recriada uma prática ancestral relacionada com o linho que, graças à preciosa colaboração e divulgação da Associação Recreativa e Cultural de Nogueira, ainda se mantém viva no concelho ao procurar envolver as gerações vindouras.

O programa inicia às 14h30 com uma palestra sobre o Ciclo do Linho proferida por Cláudia Pereira da Associação Recreativa e Cultural de Nogueira, e projeção de um filme no Auditório da Biblioteca Municipal. Pelas 15h00, o Terreiro será aromatizado pelas castanhas assadas e pela Espadelada do Linho.