Passar para o Conteúdo Principal

Marinha portuguesa e galega conhecem projeto de Cerveira-Tomiño para o rio Minho

2015/11/24

O Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza e a Travessia Pedonal sobre o rio Minho foram os dois projetos apresentados em pormenor, esta segunda-feira, pelos autarcas de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño aos comandantes das entidades marítimas de Caminha e da Galiza. Consolidação desta cooperação transfronteiriça está a ser trabalhada para submissão de candidatura ao Interreg V/POCTEP.

Após debatida e elaborada no âmbito da assinatura da Carta da Amizade, a Agenda Estratégica conjunta de Cerveira-Tomiño está a ser apresentada a várias entidades dos dois lados da fronteira com poder de decisão e direta ou indiretamente implicadas na concretização dos projetos delineados, com especial enfoque na criação do Parque Castelinho-Fortaleza através da construção de uma ponte pedonal sobre o rio Minho que ligue as duas margens.

A reunião desta segunda-feira juntou os dois autarcas Fernando Nogueira e Sandra Gonzalez, o Capitão-Tenente do Porto de Caminha, Rodrigo Gonzalez dos Paços, e o Comandante Naval do Miño, Enrique Garcia González. O encontro, decorrido em Vila Nova de Cerveira, serviu para as entidades abordarem as potencialidades e as burocracias subjacentes à construção de uma ponte pedonal para uma comunicação sustentável através do rio Minho.

O périplo de apresentação destes dois projetos já percorreu, do lado português, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Delegação Portuguesa da Comissão Interministerial de Limites e Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas, a Direção Geral dos Assuntos Europeus, a CCDR-N, e a Associação Portuguesa do Ambiente, para além das entidades congéneres do lado da Galiza.

Recorde-se que o parque transfronteiriço Castelinho-Fortaleza resultará da complementaridade de valências do Parque de Lazer do Castelinho (Vila Nova de Cerveira) e do Espaço Fortaleza de Goián (Tomiño), com uma área atual de 6 ha mas que, a médio prazo, corresponderá a uma área total de 15 ha dada a previsão de ampliações. A concretização deste projeto só será possível pela ligação das duas margens, através de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho, fazendo a ligação entre os dois parques.

Integrado no projeto Amizade Cerveira-Tomiño, os dois Concelhos estão, neste momento, a proceder à formalização de candidatura comum ao Programa de Cooperação Interreg V – A Espanha-Portugal (POCTEP), 2014-2020.