Aquamuseu promove exposição sobre a pesca da lampreia marinha
Com o início de um novo ano, o Aquamuseu do Rio Minho mantém uma tradição já enraizada: destacar e aprofundar o conhecimento sobre a lampreia, uma espécie de elevado valor cultural, histórico e económico para os concelhos da raia minhota.
Assim, até 31 de março, encontra-se patente a exposição “A Pesca da Lampreia Marinha no Rio Minho”, que convida o público a conhecer melhor esta espécie emblemática e a sua ligação secular ao território, sendo considerada uma verdadeira iguaria da gastronomia minhota.
A mostra tem como principal objetivo dar a conhecer as características gerais da lampreia, o ciclo de vida, os períodos e artes de pesca, a evolução da atividade ao longo dos tempos, bem como histórias, curiosidades e ditos populares associados a esta prática tradicional, sem descurar as persistentes ameaças à espécie.
Refira-se que, em 2026, a safra da lampreia teve início a 4 de janeiro, prolongando-se até meados de abril, período durante o qual a espécie regressa aos rios, subindo em direção às nascentes para cumprir o seu ciclo reprodutivo.
No Rio Minho, a atividade desenvolve-se ao longo de cerca de 35 quilómetros, variando consoante a arte de pesca utilizada, podendo ser realizada a partir de embarcações artesanais, ou através de pesqueiras.
O Aquamuseu do Rio Minho encontra-se aberto de terça-feira a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.


