Passar para o Conteúdo Principal

‘Cantar as Janeiras’: a tradição cerveirense ainda é o que era

2016/01/14

Numa tarde em que será recriada um dos mais reconhecidos costumes populares, 15 grupos do concelho de Vila Nova de Cerveira aceitaram o convite da Câmara Municipal e, trajados a rigor e com vozes afinadas, entoarão melodias que preservam o ‘Cantar as Janeiras’. Evento decorre este domingo, pelas 15h00, no Cineteatro.

A VII edição do ‘Cantar as Janeiras’ conta com grupos já assíduos de anos anteriores, mas também com a participação, pela primeira vez, de algumas coletividades do concelho que querem fazer parte desta experiência etnográfico-cultural. Não restam dúvidas, a consolidação deste evento é confirmada pelo permanente interesse em manter viva esta tradição, quer da parte dos grupos participantes quer do público que enche o Cineteatro para assistir.

Cada grupo vai apresentar a criação da sua própria canção que deverá ter como mote o Natal, os Reis, as Janeiras e Cerveira. Com o intuito de se identificarem e enriquecerem o mais possível esta tradição, os elementos participantes vestem-se a rigor, com um traje tradicional.

A apresentação dos grupos inscritos no ‘Cantar as Janeiras’ 2016 faz-se, como habitualmente, por ordem alfabética, de acordo com a seguinte ordenação: Amigos da Misericórdia, Associação Cultural e Recreativa do Divino Salvador de Covas, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira, Coro do Colégio de Campos – Academia de Música de Valença, Clube Desportivo de Cerveira, Grupo de Cavaquinhos de Lovelhe, Orballo e às Nove Alí, Pauta de Caprichos – Associação Musical de Vila Nova de Cerveira, Rancho Folclórico de Campos, Rancho Folclórico de Sopo, Rancho Folclórico e Etnográfico de Reboreda, Rancho Folclórico e Infantil de Gondarém, Se Eu Podia Viver Sem Conhecer Cerveira? Podia, Mas Não Era A Mesma Coisa e Tuna da Universidade Sénior de Cerveira.

De sublinhar, uma vez mais, a presença de um grupo galego do Rosal, o Orballo – Às Nove Alí que, com as sonoridades típicas da Galiza, também faz questão de desejar um bom ano aos vizinhos cerveirenses.

O ‘Cantar as Janeiras’, agendado para este domingo, 17 de janeiro, pelas 15h00, no Cineteatro, promete a conjugação da tradição e da criatividade musical.