Requalificado Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Covas

2016/01/25

Um espaço mais moderno, acessível e funcional foi o resultado das obras de requalificação do edifício do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da Freguesia de Covas, num investimento total de 386 mil euros cofinanciado em 60% pelo ON.2. Durante a cerimónia de reinauguração, que contou, este sábado, com a presença de muita população e de entidades distritais e regionais, foi manifestada uma satisfação geral pela concretização de uma necessidade há muito ansiada.

Construído a 20 de abril de 1991, há alguns anos que o Centro Paroquial e Social de Covas, responsável pelo equipamento, desejava avançar com uma remodelação e requalificação do edifício, de forma a proporcionar melhores condições de utilização aos seus utentes, para além de permitir aumentar o número de beneficiários abrangidos pelas respostas sociais desenvolvidas pela Instituição.

Num investimento elegível total de 386 mil euros, com uma taxa de comparticipação do FEDER em 60%, o objetivo foi recentemente concretizado após a colaboração de várias entidades. O novo equipamento está dimensionado para uma capacidade de 30 utentes para Centro de Dia e de 45 para o Serviço de Apoio Domiciliário na freguesia de Covas, mas também à população vizinha de Gondar e Mentrestido. Neste momento, e mediante acordo com a Segurança Social, contabilizam-se 20 utentes para a valência centro de dia e 38 para o apoio ao domicílio.

A cerimónia de inauguração decorreu este sábado pela manhã, contando com as intervenções do Presidente do Centro, o Padre Carlos Castro, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, do Diretor da Segurança Social, Dr. Paulo Orfão, do Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, e do Presidente da CCDR-N, Professor Emídio Gomes. Nos seus discursos, estes representantes foram unânimes no contributo deste equipamento social para a inclusão de grupos sociais ou etários específicos, nomeadamente os idosos, para a prevenção da carência socioeconómica, vulnerabilidade social e exclusão social e promoção do desenvolvimento pessoal, a inclusão e a coesão social.

Perante muita população que quis presenciar esta reabertura, a Associação Cultural e Recreativa do Divino Salvador de Covas e o Grupo de Bombos do Divino Salvador de Covas abrilhantaram esta cerimónia, interpretando algu identidade popular local.

De sublinhar que a Câmara Municipal apoiou esta empreitada com a elaboração do projeto, a submissão de candidatura apresentada ao Aviso REECL/1/2014 (Overbooking) do Programa Operacional ON.2, no âmbito de Equipamentos para a Coesão Local, designadamente equipamentos sociais, e a fiscalização da obra.

A intervenção encetada visou responder às insuficiências existentes (degradação resultante do uso e dos agentes climatéricos e lacunas ao nível das soluções construtivas) e requalificar o edifício, bem como os espaços exteriores contíguos, de modo a assegurar níveis de conservação, segurança, salubridade e conforto compatíveis com a utilização do edifício sem afetar a qualidade arquitetónica do projeto inicial. Pretendeu-se ainda cumprir a legislação em vigor em matéria de segurança contra incêndios e de respostas sociais que a Instituição desenvolve.