Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira recebeu escuteiros de todo o distrito

2016/04/26

Mais de mil escuteiros de 26 agrupamentos do Alto Minho reuniram-se, no passado sábado, em Vila Nova de Cerveira para comemorar o Dia do Patrono Mundial do Escutismo, o São Jorge. Diversas atividades marcaram um dia dedicado ao convívio e intercâmbio entre as crianças e jovens.

Organizado pelo Corpo Nacional de Escutas – Junta Regional de Viana do Castelo, com apoio do Agrupamento de Escuteiros 1028 de Reboreda e da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, este encontro de escutistas, com idades entre os 6 e 22 anos, teve como objetivo a vivência conjunta das práticas escutistas, a promoção da imagem do CNE e a difusão do escutismo junto da comunidade cerveirense.

Além de dar as boas-vindas ao concelho, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, felicitou o trabalho do escutismo na formação pessoal de crianças e jovens em prol de um papel ativo na sociedade. O autarca mostrou-se ainda satisfeito com o enorme grupo presente, “sinal de que o escutismo está vivo e os seus valores permanecem e mobilizam cada vez mais os mais jovens”.

Oriundos de todos os concelhos do distrito, a forte adesão de ‘lobitos’, ‘exploradores’, ‘pioneiros’ e ‘caminheiros’, acompanhados dos respetivos dirigentes, resultou num dia dinâmico e produtivo. Depois das atividades por secções, o centro histórico da ‘Vila das Artes’ acolheu um desfile dos contingentes, uma dinâmica final com as quatro secções denominada ‘Coração Guerreiro’ e, antes da cerimónia de encerramento, a Eucaristia.

O Corpo Nacional de Escutas, escutismo católico, foi fundado no dia 27 de maio de 1923, por D. Manuel Vieira de Matos, arcebispo de Braga, e atualmente está presente em todas as dioceses de Portugal. S. Jorge é o patrono mundial do escutismo, representando a unidade dos escuteiros do mundo inteiro e, simultaneamente, o desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus.