Passar para o Conteúdo Principal

FITAVALE, seis anos a celebrar o teatro amador do Vale do Minho

2016/05/11

As Comédias do Minho apresentam, nos fins-de-semana de 13 a 15 de Maio e de 20 a 22 de Maio, FITAVALE, 6º Festival Itinerante de Teatro Amador do Vale do Minho. O Grupo ‘Outra Cena’ de Vila Nova de Cerveira apresenta ‘Efetivamente Não Somos Só Nós’ no Centro Cultural de Paredes de Coura, e o Cineteatro de Cerveira recebe ‘As Guerras do Alecrim e Manjerona e Seu Autor’ numa interpretação do VerdeVejo de Valença. Entrada livre.

O FITAVALE, Festival Itinerante de Teatro Amador do Vale do Minho, engloba um vasto programa de representações teatrais que percorre os cinco concelhos do Vale do Minho, partilhando peças notáveis que revelam como “o teatro pode ser o óculo para uma comunidade ver mais longe, ou o espelho para se ver a si própria”.

A abertura da sexta edição do FITAVALE arranca, já este fim-de-semana, com apresentações de grupos espanhóis que integram a PLATTA – Plataforma Transfronteiriça de Teatro Amador, uma Conversa de Porta Aberta sobre ‘O Futuro do Teatro Amador no Vale do Minho’ e ainda uma Oficina de Leituras Encenadas (3 Textos em 3 Línguas).

No fim-de-semana seguinte, 20 a 22 de maio, os cinco grupos de teatro amador do Vale do Minho - Os Simples (Melgaço), Associação Filarmónica Milagrense (Monção), +TAC (Paredes de Coura), VerdeVejo (Valença) e Outra Cena (Vila Nova de Cerveira) - apresentam um espetáculo de teatro num formato de verdadeira itinerância.

Cabe ao grupo cerveirense‘Outra Cena’ fazer a abertura do segundo fim-de-semana do FITAVALE, dia 20 de maio, pelas 21h30, subindo ao palco do Centro Cultural de Paredes de Coura com ‘Efetivamente Não Somos Só Nós’. Trata-se de uma peça a partir de textos de O Terror e Miséria no Terceiro Reich de Bertolt Brecht e É só Isso, Candidato e Conferência de Imprensa de Harold Pinter.

No domingo, 22 de maio, às 16h00, é a vez do Cineteatro de Cerveira acolher o grupo VerdeVejo de Valença com ‘As Guerras do Alecrim e Manjerona e Seu Autor’, a partir de textos de António José da Silva, Bernardo Santareno, Jorge de Sena, Walter Hart Blumenthal.

Pelos outros concelhos do Vale do Minho, o Cineteatro João Verde, em Monção, acolhe no dia 21 de maio, pelas 16h00, ‘A Velha’ interpretada pelo + TAC de Paredes de Coura. E à noite, 21h30, na Casa da Cultura de Melgaço assiste-se à peça ‘A Minha Mulher + Tempos Modernos’ da Associação Filarmónica Milagrense, de Monção. No dia 22, pelas 21h30, no Auditório de Verdoejo, em Valença, atuam Os Simples de Melgaço com ‘88.7’, encerrando o 6º FITAVALE.

Todos os espetáculos são de entrada livre.