Situação económico-financeira do Município é equilibrada e sustentável

2016/11/18

Menos dívida, menos passivo e zero pagamentos em atraso. Estas são algumas das principais marcas da situação económico-financeira do Município de Vila Nova de Cerveira, que constam da Informação Intercalar do Revisor Oficial de Contas (ROC) referente ao 1º semestre de 2016. Os resultados positivos, reveladores de uma gestão autárquica rigorosa, realista e transparente, vão ser apresentados para conhecimento na sessão ordinária da Assembleia Municipal agendada para esta noite.

Apesar da apresentação de demonstrações financeiras intercalares não ser obrigatória, o Município de Vila Nova de Cerveira apresenta os dados da situação económica e financeira a 30 de junho de 2016, realizada pelo Revisor Oficial de Contas e cujos resultados foram compilados num relatório com indicadores muito positivos da atuação do executivo nesta matéria.

Desta forma e, comparativamente com os dados de 31 de dezembro de 2015, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira diminuiu o passivo global em 0,62%, influenciado essencialmente pela amortização dos empréstimos bancários. A dívida total por habitante também sofreu uma redução de 694,29 euros para 596,40 euros, não se encontrando em situação passível de recurso a qualquer mecanismo de recuperação financeira, apresentando até uma margem de 9,5 milhões de euros.

Neste momento, e honrando os compromissos com parceiros externos, a autarquia cerveirense apresenta um pagamento médio a fornecedores de apenas seis dias, tendo diminuído 13 dias face ao apresentado a 31 de dezembro de 2015. Já no capítulo de pagamentos em atraso, e mediante confrontação com a DGAL, o município cerveirense não tem qualquer valor em falta.

De salientar ainda que o peso das despesas com pessoal nos custos operacionais passou de 52,35% para 47,91%, e os fundos disponíveis até à data são positivos, dando cumprimento ao preceito legal. Ao nível da execução orçamental apresenta-se positiva, tendo em conta que a execução da receita total é superior à execução da despesa total.

“Os resultados permitem-nos confiar que estamos a consolidar os alicerces para manter o Município financeiramente robusto, situação necessária para a credibilização junto das entidades externas, sejam fornecedores de serviços, sejam entidades inspetivas ou parceiros financeiros. Não obstante, também é uma boa imagem do que se está a fazer com os dinheiros públicos, encarando com normalidade e ambição o desenvolvimento futuro do concelho”, assegura o edil cerveirense, Fernando Nogueira.

No final do ano será apresentado o dossier de Prestação de Contas do Município de Vila Nova de Cerveira, referente ao ano de 2016.