“O Anjo” da cerveirense Carvalheira da Silva abrilhanta exposição do Centenário das Aparições de Fátima

2016/11/28

Foi com grande orgulho que o edil cerveirense aceitou o convite do Reitor do Santuário de Fátima para a inauguração da exposição temporária evocativa da aparição de Nossa Senhora em outubro de 1917, intitulada “As Cores do Sol: A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo”. Fernando Nogueira representou o Município de Vila Nova de Cerveira numa mostra na qual está presente uma das obras mais emblemáticas da cerveirense Maria Amélia Carvalheira da Silva, “O Anjo”.

Classificada pela Agência Eclésia como a exposição “mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu”, são cerca de 120 as peças cedidas em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais (paróquias e museus diocesanos) e do mundo civil, nomeadamente a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, entidade a quem Maria Amélia Carvalheira da Silva doou o molde da obra em gesso modelado e madeira, “O Anjo”.

O presidente da Câmara Municipal diz que sendo a escultora Maria Amélia Carvalheira da Silva uma das mais emblemáticas na arte sacra, sendo natural de Cerveira, ‘Vila das Artes’ e sendo a exposição dedicada ao centenário das aparições de Fátima, o Município tinha de estar representado. Fernando Nogueira afirma que esta é mais uma homenagem ao dom e talento da artista cerveirense que deixou a sua marca em Vila Nova de Cerveira, nomeadamente na Igreja Matriz com Via-Sacra, na freguesia de Gondarém e no espólio da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, e em importantes centros religiosos como Fátima e Vaticano.

Maria Amélia Carvalheira da Silva nasceu a 5 de Setembro de 1904, em Gondarém, Vila Nova de Cerveira, tendo falecido em Lisboa a 31 de Dezembro de 1998. Escultora de arte sacra, é em Fátima que tem a parte mais significativa da sua obra, O Anjo de Portugal, a escultura de Nossa Senhora e todas as Estações da Via-Sacra existentes nos Valinhos, assim como demais esculturas de cariz religioso espalhadas de Norte a Sul de Portugal, bem como em vários países. Em 1992 recebeu a condecoração "Pro Eclesia et Pontifice" atribuída pela Santa Sé e o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo Presidente da República.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição “As Cores do Sol: A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo” pode ser visitada no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, até dia 31 de outubro de 2018.