Cerveira é referência nas exportações da Região Norte

2017/01/05

Vila Nova de Cerveira é o segundo concelho mais exportador da Região Norte (total de 86 municípios) na componente de acessórios para veículos automóveis. Os dados, publicados pela CCDR-N no estudo “10 Anos - Norte Conjuntura”, indicam que o concelho exportou, em 2015, 503 milhões de euros, dos quais 393 milhões nesta área. Autarquia congratula-se com crescente nível de competitividade e atratividade do território.

O desenvolvimento económico do concelho de Vila Nova de Cerveira continua a ser marcado por um ritmo ascendente. De ano para ano, a atividade exportadora do concelho tem crescido significativamente, mas o maior registo verificou-se entre 2014 e 2015, passando de um volume de negócios de 465 milhões de euros para os 503 milhões de euros.

Estes bons indicadores colocam o concelho cerveirense no pódio distrital e regional dos mais exportadores, dando um contributo muito importante para a retoma do crescimento económica da Região Norte, no geral, e da dinâmica da economia local, em particular. Por um lado, Vila Nova de Cerveira é o segundo concelho do Alto Minho com maior volume de exportações, logo atrás de Viana do Castelo; e por outro lado, de um total de 86 municípios do Norte, Vila Nova de Cerveira é o segundo maior exportador de acessórios para veículos automóveis, sendo o primeiro lugar ocupado por Bragança.

Numa análise abrangente pelos 86 municípios da Região Norte conclui-se que o total de bens exportados, ao longo de 2015, é distribuído por 24 concelhos, entre os quais se destaca Vila Nova de Cerveira.

O autarca cerveirense, Fernando Nogueira, remete este êxito para os empresários instalados no concelho que, com muita vontade e persistência, o conseguiram colocar nos primeiros lugares de importância no âmbito regional e até nacional, através de um saldo altamente favorável na balança das transações, gerando riqueza.

De uma forma geral, o estudo da CCDRN indica as empresas da Região Norte evidenciam uma competitividade crescente no comércio internacional, destacando que apenas três países - Espanha, França e Alemanha - são o destino de mais de metade das suas exportações.