Protocolo da autarquia com farmácias garante vacinação a meio milhar de cerveirenses seniores

27 Novembro 2020

Cerca de 500 cerveirenses com 65 ou mais anos de idade já foram gratuitamente vacinados contra a gripe nas três farmácias do concelho, no âmbito do Programa “Vacinação SNS Local”, ao qual o Município de Vila Nova de Cerveira aderiu em parceria com a Associação Nacional de Farmácias. Objetivo de reforçar a proteção dos mais vulneráveis neste contexto de gripe sazonal e de pandemia Covid-19 foi alcançado.

A perspetiva de que a procura pela vacina da gripe seria muito maior neste ano excecional provocado pela pandemia levou a autarquia cerveirense a encontrar mecanismos que garantissem a salvaguarda no acesso para os seniores. Apresentando-se como um complemento e reforço do apoio prestado pelo Centro de Saúde, este plano de vacinação descentralizada nas farmácias do concelho proporcionou que, com organização e método, os munícipes previamente inscritos fizessem a toma da vacina contra a gripe com confiança e segurança.

“Protocolamos a aquisição de até 2000 vacinas, mas apenas foram disponibilizadas cerca de 500 doses que, em menos de um mês, foram administradas, revelando a importância e necessidade desta parceria. Foi uma pena não ter mais vacinas disponíveis para puder cobrir a totalidade das pessoas que queriam tomar a vacina e a opção da farmácia”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. “Esta foi a forma encontrada pela autarquia para colaborar com a população, tendo ainda o mérito de retirar a concentração de pessoas no centro de saúde, que atravessa dificuldades logísticas e até de recursos humanos”, afirma Fernando Nogueira.

Pela grande adesão a este programa de vacinação descentralizado estabelecido pela autarquia, e por alguns dados distritais que foram surgindo, há a forte convicção de que a população cerveirense com 65 ou mais anos de idade possa estar praticamente toda vacinada contra a gripe sazonal. Os números concretos da adesão no Centro de Saúde ou nas Juntas de Freguesia que, este ano, também funcionaram como postos de vacinação, não são publicamente conhecidos.