Passar para o Conteúdo Principal

Links Utéis

 

Apoio Oncologico COVID19

Linha de apoio gratuita para doentes oncológicos da região Norte

A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) criou uma linha telefónica gratuita para apoiar os doentes oncológicos durante esta pandemia - a Linha Oncológica COVID-19 (800 919 232).

Grande parte dos serviços e atividades do Núcleo Regional do Norte estão suspensos devido ao plano de contingência COVID-19. A linha telefónica permitirá à LPCC-NRN continuar a apoiar os doentes oncológicos e a reforçar os apoios disponíveis, nesta fase difícil que todos vivemos, mas principalmente os doentes oncológicos pois têm o sistema imunológico mais debilitado e suscetível a inúmeras infeções.

Os doentes oncológicos residentes na região Norte do país durante este período de isolamento podem ligar para o número 800 919 232 (das 8h30 às 17h30, de 2ª a 6ª feira - chamadas gratuitas) de forma a encontrar respostas às suas dúvidas, nomeadamente de âmbito técnico e científico, de apoio social, jurídico, e poderem solicitar os serviços de apoio disponíveis:

  • Apoio social e económico;
  • Serviço de entrega de refeições;
  • Consultas de psico-oncologia, via telefone;
  • Compra e entrega de medicamentos de farmácia;
  • Entrega de medicamentos hospitalares;
  • Compra e entrega de bens alimentares;

Os serviços presenciais de apoio ao doente oncológico cumprirão todas as normas de higiene e de segurança de contenção da contaminação.

Proteja-se e fique em casa.

Precisa de apoio ou de informação? Fale connosco. Estamos disponíveis para ajudá-lo.

Pode obter mais informações, envie e-mail para apoiooncologiconorte@ligacontracancro.pt

 


Covid-19: Apoio jurídico gratuito

A Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) informa que, no quadro da atual situação de pandemia, acaba de ser lançado um serviço gratuito, com o objetivo de prestar apoio a todos os cidadãos que, neste período conturbado de elevada produção legislativa e correspondente dificuldade de interpretação, procurem resposta para as suas dúvidas de âmbito jurídico.

O apoio funciona da seguinte forma:

  • O Cidadão envia a sua questão através de formulário próprio disponibilizado no portal da OSAE acessível aqui (https://form.jotformeu.com/200892871553360);
  • A OSAE distribui a questão a um dos associados inscritos (de forma aleatória);
  • A questão é respondida por um associado;
  • O Cidadão recebe o parecer no seu email.

 


 

Formulário para receber Apoio Alimentar

No contexto crítico em que todos nos encontramos, o Banco Alimentar de Viana do Castelo (BAVC) integrando, desde o primeiro momento, a iniciativa da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, lançou a Rede de Emergência Alimentar, de apoio à população em geral.

A Rede de Emergência Alimentar é uma resposta limitada no tempo, até estar ultrapassada a situação de emergência que o país vive.

Estruturada a partir dos Bancos Alimentares, assente nas Instituições de Solidariedade Social, nas Juntas de Freguesia e outras entidades que prestam apoio, esta rede visa permitir levar alimento a quem dele carece e assim apoiar quem tem baixos recursos económicos e não tenha capacidade de suportar o custo de alimentação que habitualmente é entregue pelas respostas sociais.

Se precisa de apoio alimentar por favor, preencha este formulário:

https://docs.google.com/forms/d/1F9bBRrbcJy0nYUVcwvZ0zr31_yGGJ3XF4ya88ssIj6I/edit

 


 

Proteger as Vítimas de Violência Doméstica

  • Contactos Apoio às Vítimas de Violência Doméstica - Norte
  • Conselhos de Segurança para as Vítimas de Violência Doméstica
  • Apelo Vizinhos de Vítimas de Violência Doméstica

Novo Portal do IPDJ e Campanha #SERATIVOEMCASA

Face à situação atual de distanciamento social é fundamental promover um conjunto de ações que potenciem a prática de atividade física em casa.

#SERATIVOEMCASA é o lema de uma campanha que enquadra uma série de vídeos para estimular as famílias a manterem-se ativos neste período de recolhimento social.

O IPDJ aproveitou ainda a oportunidade para lançar a nova plataforma tecnológica, Portal IPDJ, inserido no esforço do Governo em promover a digitalização e modernização dos serviços públicos.

👉 www.ipdj.gov.pt