Passar para o Conteúdo Principal

Município de Cerveira é o 4º mais transparente do país

Sem t tulo 1 980 2500
2017/02/08

Vila Nova de Cerveira subiu uma posição no ranking global do Índice de Transparência Municipal (ITM) 2016, ocupando o 4º lugar a nível nacional, com uma pontuação de 97,39 em 100, correspondente a uma majoração na ordem dos 10% relativamente ao ano anterior. Autarca enaltece um resultado “honroso” de um serviço público de qualidade prestado aos cerveirenses.

A Associação Cívica de Transparência e Integridade voltou a avaliar o volume e o tipo de informação disponibilizados aos munícipes nas páginas de Internet das câmaras municipais, e cujos resultados foram revelados, esta quarta-feira, numa cerimónia pública em Aveiro. No total das 308 autarquias, o Município de Vila Nova de Cerveira continua no top 10 dos mais transparentes alcançando, este ano, a 4ª posição a nível nacional, e o 1º lugar de âmbito distrital a par de Arcos de Valdevez.

“Este honroso 4º lugar é a consolidação de um trabalho sério e eficiente não só do executivo, mas de todos quanto trabalham no Município em prol do bem-estar dos seus munícipes e do desenvolvimento do nosso concelho”, afirma o edil cerveirense, Fernando Nogueira, acrescentando: “Uma maior participação cívica deve ser encarada como um apoio ao processo de decisão na vida do concelho, mas para isso é imprescindível disponibilizar aos munícipes toda a informação relativa à atividade municipal para ser conhecida e interpretada, auscultando contributos”.

Recorde-se que em 2015, Vila Nova de Cerveira foi o concelho que registou a subida mais significativa do Índice de Transparência Municipal, ao ter galgado da 287ª posição, em 2014, diretamente para o 5º lugar com um score de 86,26 numa escala de 0-100. Este ano, ocupa o 4º lugar (97,39), num ‘pódio’ que volta a ser liderado pela autarquia de Alfândega da Fé, seguido de Carregal do Sal e de Águeda.

As pontuações do ITM resultam de uma avaliação da informação de acordo com 76 indicadores, agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo.