Comunicado do Presidente da Câmara - 1º caso positivo

29 Março 2020

Caras Cerveirenses e caros Cerveirenses,

O inevitável bateu-nos à porta.

Fomos dos primeiros concelhos do Alto Minho a implementar um conjunto de medidas de prevenção e contenção do COVID-19, e fomos o último a confirmar um caso positivo de infeção.

Sabíamos que, infelizmente, seria uma questão de dias, dada a evolução a nível mundial e nacional deste novo corona vírus, um inimigo invisível.

A entidade de saúde responsável pela comunicação dos dados não nos reportou nem a identificação da pessoa, nem da freguesia a que pertence, no entanto, e dado o historial conhecido, suspeitamos que possa tratar-se de um caso anteriormente sinalizado em Mentrestido.

Agimos e atuamos em consonância com as várias autoridades competentes e os procedimentos e orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde, porque o fundamental é evitar que a situação se propague. E assim vamos continuar com o mesmo esforço, solicitando a colaboração de todas e todos os cerveirenses.

Nunca é demais relembrar que todos somos agentes públicos de saúde. Temos o dever, a responsabilidade e mesmo a obrigação de nos protegermos e protegermos os nossos familiares e amigos.

Maiores de 65 anos e doentes crónicos são pessoas de risco. Se regressar do estrangeiro, a quarentena é obrigatória. Se sentir sintomas, ligue para a Saúde 24. Se precisar de ajuda ligue ao seu Presidente de Junta. Nesta pandemia COVID-19, não arrisque.

Pela sua saúde e segurança #fiqueemcasa

Comunicado - Presidente Fernando Nogueira

29 de março de 2020