Patrulha de Proximidade - ‘Medicamentos em Mão’ arranca esta segunda-feira

03 Julho 2020

A população sénior e outros cidadãos considerados grupos de risco de Vila Nova de Cerveira passam a dispor de um serviço de entrega de medicação em horários e locais identificados em sete das 11 freguesias, evitando deslocações desnecessárias e onerosas à sede do concelho. De caráter gratuito, o projeto Patrulha de Proximidade – ‘Medicamentos em Mão’ resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e as farmácias instaladas no concelho, afirmando-se como mais uma medida de prevenção à Covid-19.

A partir da próxima segunda-feira, 6 de julho, a Unidade Móvel de Saúde vai percorrer as freguesias de Covas, Candemil e Gondar, Gondarém, Loivo, Mentrestido, Sapardos e Sopo para apoiar as pessoas que sintam dificuldades na aquisição de medicação, devido a problemas de mobilidade, por razões de saúde ou de transporte. Criada uma rota específica para chegar às freguesias indicadas, os farmacêuticos no terreno recebem as receitas que serão entregues no dia seguinte.

De acordo com a Vereadora Aurora Viães, “este serviço surge no seguimento da ação dinamizada por alguns presidentes de junta durante o estado de emergência provocado pela pandemia Covid-19 e que, neste momento, necessita de um reforço devido ao desconfinamento gradual que se está a viver. Assim, a Câmara Municipal apresenta-se como parceiro, proporcionando uma maior consistência ao processo, procurando que o serviço se prolongue no tempo e até possa ser progressivamente alargado”.

Este é mais um serviço de proximidade e de apoio dinamizado pela autarquia cerveirense em prol do bem-estar das populações, resolvendo necessidades prementes e indo de encontro aos interesses manifestados, dando cumprimento ao plano de ação previsto pela Rede Social de Vila Nova de Cerveira.

A Patrulha de Proximidade – ‘Medicamentos em Mão’ junta-se a outros serviços que o Município de Vila Nova de Cerveira tem implementado no fomento da inclusão social, através de uma interação institucional produtiva, como por exemplo o Cartão Idade +, o Tela-Alarme, o projeto ‘Casa Nova’ ou o ‘Grupo Dar Vida Aos Anos’.

Rota da Patrulha de Proximidade – ‘Medicamentos em Mão’

• 2ª Feiras:

Mentrestido | 09h30 | Rua das Cartas, Largo da Cheira e Largo Val-da-Cal
Sapardos | 10h00 | Junta de Freguesia, Rua de S. Brás e Largo do Sol Nascente
Candemil | 10h30 | Largo da Pontelha e junto à Capela de S. Lourenço

• 3ª Feiras

Loivo | 09h30 | Junta de Freguesia, Bagoada e Bouça Vedra
Sopo | 10h00 | Junta de Freguesia, Sopo de Baixo e France
Gondarém | 10h30 | Mangoeiro, Mota e junto à Capela de S. Sebastião

• 4ª Feiras

Covas | 09h30 | Junta de Freguesia, Largo da Ponte e da Fontela
Gondar | 10h00 | Largo do Espírito Santo e de N. Srª de Fátima, e Largo do ‘Campo da Bola’